Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1534

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Profissionalização e trabalho
Setor Departamento de Letras
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq
Primeiro autor Felipe Costa de Andrade
Orientador DEBORA CARNEIRO ZUIN
Título O Professor Universitário e as Relações com o Sindicato de Classe
Resumo Para Sousa (2001), o associativismo de trabalhadores tem como fim unir o grupo profissional, defendendo e melhorando o reconhecimento social dos membros e os seus interesses socioeconômicos e profissionais. No entanto, de acordo com Ribeiro e Júnior (2001), o sindicalismo demonstra uma debilidade, e os trabalhadores chegam a contestar a sua utilidade devido à desconexão dos sindicatos com os trabalhadores, ou seja, à falta de diálogo entre os docentes universitários e o sindicato. Para o embasamento teórico deste estudo, discutiu-se sobre profissões, sindicatos e a carreira de professor universitário, concebendo a tríplice de ensino, pesquisa e extensão. Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira os professores universitários se relacionam com o seu sindicato. Considerando-se esse a revisão teórica, este trabalho buscou responder, ainda, se a forma como o trabalhador vive ou experimenta sua profissão tem alguma relação com o seu relacionamento com a sua entidade de classe. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas com docentes sindicalizados e não sindicalizados da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com os diretores da ASPUV S. Sind. Foram entrevistados treze docentes universitários, entre os dias 12 de março e 22 de abril de 2013, por intermédio de entrevista semi-estruturada, amostra com representatividade em todos os Centros de Ciências da UFV. Os dados indicaram que os professores pesquisados se relacionam, em sua maioria, com a ASPUV S. Sind. e conhecem os objetivos e o trabalho desse sindicato docente. Os docentes entrevistados apresentaram seus motivos de concordância e discordância com o exercício do sindicalismo. Foi encontrada, ainda, uma grande variedade de arbítrios e visões diferentes entre os entrevistados, todos indicando um engajamento maior com a entidade, porém mais crítico a respeito da forma com que ela atua. Os resultados da coleta de dados permitiram concluir e apresentar, além de críticas e sugestões, fatores considerados, dentro da subjetividade dos entrevistados, afirmativos e negativos, favoráveis e contrários à forma de o sindicato atuar. Fez-se evidente, dentre os dados levantados, a conveniência de o sindicato se comunicar com seus sindicalizados de forma a atuarem em conjunto, com visão de futuro, mas também considerando as urgências da classe.
Palavras-chave Profissão, Professor Universitário, Sindicato.
Forma de apresentação..... Painel
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