Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1498

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mathias Viana Vicari
Orientador ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO
Outros membros Janaísa Luíza Cristino Lucas
Título O estudo de métodos didáticos facilitadores da compreensão dos conceitos de Calor e Termodinâmica.
Resumo Dentro do projeto de Licenciatura em Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 2012 desenvolvemos objetos educacionais voltados para o ensino da Física Experimental em escolas públicas de ensino médio tendo sido aplicado na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, da cidade de Viçosa, MG. Elaboramos experimentos simples, eficazes e seguros versando sobre o tema da Termodinâmica, e desenvolvemos roteiros para a produção destes experimentos na forma de vídeos que eram apresentados associados a um material escrito que também elaboramos, abordando a teoria envolvida nos experimentos, que pode ser oferecido aos estudantes impresso ou na forma eletrônica. A exposição destes materiais em aulas de monitoria era auxiliada com o uso de simulações computacionais versando sobre o tema. Este conjunto de objetos educacionais foi disponibilizado através de um blog que criamos no sitio http://pibidfisicaufv.blogspot.com.br/. Tivemos como enfoque didático os seguintes tópicos da Termodinâmica: a temperatura, calorimetria, os processos e transformações termodinâmicos. Para cada um destes tópicos elaboramos um vídeo e um material teórico foi pesquisado e desenvolvido com o intuito de facilitar e estimular o aprendizado dos alunos. Um primeiro material didático foi desenvolvido visando auxiliar no entendimento da definição de temperatura e os meios desenvolvidos para a medição desta, logo depois usamos a definição de calor e os processos de propagação do calor e apresentamos um protótipo de calorímetro, que permite explorar a troca de calor entre os corpos e o equilíbrio térmico. Um segundo material foi elaborado abordando as transformações e as relações existentes entre dois tipos de energia: energia mecânica e energia térmica, onde mostramos, através de um experimento de montagem de uma usina térmica, o princípio de conservação da energia e sua associação a primeira lei da termodinâmica. Este material está em processo de aplicação a estudantes de ensino médio de escolas parceiras do projeto PIBID. Esperamos que esse material se constitua em elemento facilitado do aprendizado da termodinâmica pelos estudantes do ensino médio. Testes escritos, simples e rápidos, aplicados ao início e ao final da aula, abordando a mesma questão, serão utilizados para mensurar a eficácia do uso destes objetos educacionais no aprendizado dos estudantes.
Palavras-chave objetos de aprendizagem, física, termodinâmica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.