Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1497

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História política e cultura
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Paula Costa
Orientador DANIELA LEANDRO REZENDE
Outros membros DIOGO TOURINO DE SOUSA, Tawani Mara de Sousa Paiva
Título *Juventude e cultura política: uma análise do Parlamento Jovem Viçosa –MG*
Resumo Este trabalho pretende entender as motivações relacionadas à participação política de jovens estudantes do ensino médio, a partir dos conceitos de cultura política e formação cívica. Partimos da análise do Parlamento Jovem Viçosa, projeto promovido pela Escola do Legislativo/ a Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e Câmara Municipal de Viçosa, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Avaliamos a cultura política dos jovens participantes do projeto, que tem como objetivo garantir formação cidadã para estudantes do ensino médio, além de aproximá-los do poder Legislativo municipal. O projeto é realizado através de encontros semanais em cinco escolas públicas e privadas do município para debater temas relacionados à política, além do tema específico do projeto, que em 2013 é Cidades sustentáveis: Um Desafio Para As Novas Gerações. Foram entrevistados jovens entre participantes e não participantes do projeto, com o objetivo de avaliar a percepção dos mesmos a respeito de valores, crenças, direitos, deveres, conhecimento sobre a política (partidos, representantes em nível municipal, estadual e federal), como forma de avaliar se entre os participantes do Parlamento Jovem Viçosa predomina um padrão de cultura política democrática. A metodologia utilizada foi observação participante durante as oficinas do projeto, bem como entrevistas quantitativas e qualitativas com os jovens estudantes. Tornou-se possível apurar a efetividade do projeto no que diz respeito ao desenvolvimento de novas perspectivas e desconstrução de preconceitos políticos dos estudantes. Como resultado percebeu-se que nas escolas privadas e públicas, os estudantes tinham opiniões sobre a política resultantes da socialização no meio em que vivem, isto é, o contato com a família, amigos e a as informações proporcionadas pela escola foram fatores relevantes para a visão política apresentadas pelos jovens. Além disso, outro fator importante notado durante o trabalho foi a influência midiática através da televisão e das redes sociais. Através de entrevistas quantitativas pode se concluir que estes estudantes se tornaram mais otimistas e engajados em relação à política e às formas de participação a partir de sua inserção no Parlamento Jovem 2013.
Palavras-chave Cultura política, juventude, parlamento jovem
Forma de apresentação..... Oral
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