Resumo |
Este trabalho pretende entender as motivações relacionadas à participação política de jovens estudantes do ensino médio, a partir dos conceitos de cultura política e formação cívica. Partimos da análise do Parlamento Jovem Viçosa, projeto promovido pela Escola do Legislativo/ a Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e Câmara Municipal de Viçosa, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Avaliamos a cultura política dos jovens participantes do projeto, que tem como objetivo garantir formação cidadã para estudantes do ensino médio, além de aproximá-los do poder Legislativo municipal. O projeto é realizado através de encontros semanais em cinco escolas públicas e privadas do município para debater temas relacionados à política, além do tema específico do projeto, que em 2013 é Cidades sustentáveis: Um Desafio Para As Novas Gerações. Foram entrevistados jovens entre participantes e não participantes do projeto, com o objetivo de avaliar a percepção dos mesmos a respeito de valores, crenças, direitos, deveres, conhecimento sobre a política (partidos, representantes em nível municipal, estadual e federal), como forma de avaliar se entre os participantes do Parlamento Jovem Viçosa predomina um padrão de cultura política democrática. A metodologia utilizada foi observação participante durante as oficinas do projeto, bem como entrevistas quantitativas e qualitativas com os jovens estudantes. Tornou-se possível apurar a efetividade do projeto no que diz respeito ao desenvolvimento de novas perspectivas e desconstrução de preconceitos políticos dos estudantes. Como resultado percebeu-se que nas escolas privadas e públicas, os estudantes tinham opiniões sobre a política resultantes da socialização no meio em que vivem, isto é, o contato com a família, amigos e a as informações proporcionadas pela escola foram fatores relevantes para a visão política apresentadas pelos jovens. Além disso, outro fator importante notado durante o trabalho foi a influência midiática através da televisão e das redes sociais. Através de entrevistas quantitativas pode se concluir que estes estudantes se tornaram mais otimistas e engajados em relação à política e às formas de participação a partir de sua inserção no Parlamento Jovem 2013. |