Resumo |
Projeto Político Pedagógico é um documento que orienta o percurso para atingir as finalidades da instituição escolar, com embasamento teórico, diretrizes práticas e aspectos técnicos que viabilizam concretizá-lo. Além de ser um processo contínuo, é indispensável sua implementação para subsidiar e organizar todo o trabalho de uma Instituição de Educação Infantil, garantindo assim um funcionamento e atendimento de qualidade. Diante disso, dos resultados alcançados nos projetos de extensão anteriores (iniciado em 2008) e do interesse por parte das instituições atendidas, atualmente intitulado “PROJETAR: Implementação do Projeto Político Pedagógico de Instituições de Educação Infantil”; integrado ao Programa Geração Criança (programa de extensão que visa gerar condições para que o conhecimento dos universitários possa ser utilizado em prol das creches e de seus envolvidos por meio da prática extensionista), têm-se dado prosseguimento ao projeto, visando aprimorar e continuar re-organizando o trabalho pedagógico, realizando ações para implementar o Projeto Político Pedagógico nas práticas cotidianas da Comunidade Assistencial Educacional São João Batista e do Centro de Educação Infantil Myriam de Oliveira Fernandes, ambas instituições filantrópicas de Viçosa – MG que atendem crianças de 1,6 a 5 anos de idade. Promovem-se ações como: realização de reuniões periódicas; grupos de estudos, pesquisas e consultas bibliográficas; (re)avaliação e efetivação do Projeto Político Pedagógico das instituições de educação infantil atendidas; delineamento, execução e discussões das ações para a organização do trabalho pedagógico; acompanhamento semanal das crianças e das atividades desenvolvidas com as mesmas; confecção de brinquedos; planejamento e desenvolvimento de atividades lúdicas; realização de treinamentos e oficinas com os profissionais das instituições; dentre outros. Deste modo, os objetivos vêm sendo alcançados com êxito, obtendo melhoras e mudanças significativas, como por exemplo, concretização do Projeto Político Pedagógico de cada instituição, melhor organização do trabalho pedagógico das instituições; melhor atendimento à criança e sua família; reorganização de alguns espaços; inclusão de atividades lúdicas na rotina com maior envolvimento dos professores e crianças; desenvolvimento da autonomia das crianças; dentre outras. Logo, tem sido possível um maior estreitamento das relações da universidade com a sociedade, através de práticas e ações extensionistas devido à integração entre equipe de voluntários, profissionais das instituições atendidas, crianças e suas respectivas famílias, resultando no aperfeiçoamento e atualização da formação dos educadores, conscientização das famílias sobre a importância de um atendimento de qualidade na educação infantil, bem como, aprimoramento da formação dos futuros profissionais da educação, que vivenciam experiências diretas com sua área profissional de atuação. |