Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1478

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Priscilene Correia Garcia
Orientador ANGELA MARIA SOARES FERREIRA
Outros membros Jamila Soares Vilela, Maria Aparecida Miranda Silva, Yara Braz Vieira
Título PROJETAR: Implementação do Projeto Político Pedagógico de Instituições de Educação Infantil.
Resumo Projeto Político Pedagógico é um documento que orienta o percurso para atingir as finalidades da instituição escolar, com embasamento teórico, diretrizes práticas e aspectos técnicos que viabilizam concretizá-lo. Além de ser um processo contínuo, é indispensável sua implementação para subsidiar e organizar todo o trabalho de uma Instituição de Educação Infantil, garantindo assim um funcionamento e atendimento de qualidade. Diante disso, dos resultados alcançados nos projetos de extensão anteriores (iniciado em 2008) e do interesse por parte das instituições atendidas, atualmente intitulado “PROJETAR: Implementação do Projeto Político Pedagógico de Instituições de Educação Infantil”; integrado ao Programa Geração Criança (programa de extensão que visa gerar condições para que o conhecimento dos universitários possa ser utilizado em prol das creches e de seus envolvidos por meio da prática extensionista), têm-se dado prosseguimento ao projeto, visando aprimorar e continuar re-organizando o trabalho pedagógico, realizando ações para implementar o Projeto Político Pedagógico nas práticas cotidianas da Comunidade Assistencial Educacional São João Batista e do Centro de Educação Infantil Myriam de Oliveira Fernandes, ambas instituições filantrópicas de Viçosa – MG que atendem crianças de 1,6 a 5 anos de idade. Promovem-se ações como: realização de reuniões periódicas; grupos de estudos, pesquisas e consultas bibliográficas; (re)avaliação e efetivação do Projeto Político Pedagógico das instituições de educação infantil atendidas; delineamento, execução e discussões das ações para a organização do trabalho pedagógico; acompanhamento semanal das crianças e das atividades desenvolvidas com as mesmas; confecção de brinquedos; planejamento e desenvolvimento de atividades lúdicas; realização de treinamentos e oficinas com os profissionais das instituições; dentre outros. Deste modo, os objetivos vêm sendo alcançados com êxito, obtendo melhoras e mudanças significativas, como por exemplo, concretização do Projeto Político Pedagógico de cada instituição, melhor organização do trabalho pedagógico das instituições; melhor atendimento à criança e sua família; reorganização de alguns espaços; inclusão de atividades lúdicas na rotina com maior envolvimento dos professores e crianças; desenvolvimento da autonomia das crianças; dentre outras. Logo, tem sido possível um maior estreitamento das relações da universidade com a sociedade, através de práticas e ações extensionistas devido à integração entre equipe de voluntários, profissionais das instituições atendidas, crianças e suas respectivas famílias, resultando no aperfeiçoamento e atualização da formação dos educadores, conscientização das famílias sobre a importância de um atendimento de qualidade na educação infantil, bem como, aprimoramento da formação dos futuros profissionais da educação, que vivenciam experiências diretas com sua área profissional de atuação.
Palavras-chave Projeto Político Pedagógico, Educação Infantil, Ludicicidade na infância.
Forma de apresentação..... Oral
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