Resumo |
A atividade prática pode ser uma poderosa ferramenta para o aprendizado e a fixação do estudo de Química e Física. A utilização de experimentos aproxima do cotidiano do aluno, o conhecimento teórico, tornando-o mais acessível e as aulas mais dinâmicas e interessantes. Oportunidade ideal para o aluno reelaborar conceitos, além de testar e obter resultados quantificados de conteúdos trabalhados de forma abstrata. Em prova recente de exame de seleção para colégio público, observou-se, muitas vezes, nas respostas fornecidas pelos candidatos, uma falta de esclarecimento quanto ao comportamento de diferentes tipos de matéria, em situações do cotidiano. O conhecimento teórico não se fundia ao prático, impossibilitando a grande maioria dos estudantes de responder corretamente a repeito do tema abordado. A questão motivadora do projeto foi a que questiona o comportamento de materiais distintos, o mercúrio e o ar, colocados em um tubo de ensaio e virados de boca pra baixo, dentro de uma bacia de água. O objetivo do trabalho, portanto, foi construir um aparelho que demonstrasse e esclarecesse para alunos do ensino básico uma das propriedades gerais da matéria: a impenetrabilidade. Característica muito bem definida pela frase: "dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo". O aparelho é constituído por uma coluna de observação e um tubo de amostra. A coluna de observação é composta por um tubo de vidro com 150 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro, tampado em uma das extremidades e adaptado a um suporte de madeira. O recipiente de amostra corresponde a um tubo de ensaio fixado a uma haste metálica de mesmo comprimento que a coluna de observação. É adicionada água à coluna, no volume aproximado de 1,2 litro e o tubo de amostra é colocado de boca para baixo e mergulhado dentro da coluna. Assim, à medida que a profundidade do tubo de amostra aumenta, a coluna de líquido pressiona o ar em seu interior, penetrando um pouco pelo tubo, porém, sem ocupá-lo totalmente, já que o ar não possui aberturas para possível escapamento e a água, com isso, não consegue preencher o tubo em sua totalidade. Isso se deve à propriedade de impenetrabilidade, presente inclusive em gases, assim como em qualquer outro estado físico da matéria. É consensual nos trabalhos sobre ensino de ciências, que a abordagem prática está ligada intimamente à fundamentação e fixação do conhecimento. Portanto, experimentos didáticos, assim como o proposto, são de extrema importância. Caracterizados por fácil manuseio e repetição, sem gerar resíduos, tais práticas, ao mesmo tempo simples, em muito auxiliam cada indivíduo na construção de seu próprio conhecimento. |