Resumo |
As aulas de campo de Ciências e Biologia podem se configurar como uma ferramenta importante no desenvolvimento da sensibilização e atuação ambiental por parte dos alunos, uma vez que há contato direto com o ambiente, seja ele natural ou modificado. Diante disso, este trabalho teve como objetivo apoiar os professores da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes e da Escola Estadual Effie Rolfs, Viçosa-MG, no desenvolvimento de aulas de campo como forma de promover a educação e interpretação ambiental. Para isso, o projeto foi apresentado e discutido junto aos professores e gestores das instituições envolvidas e a equipe recebeu capacitação por meio de palestras, atividades práticas e discussão de textos. Com auxílio de integrantes do Grupo de Educação e Interpretação Ambiental-Mata do Paraíso (GEIA-MATA), foi feito um levantamento do potencial didático das Trilhas dos Gigantes e Caminho das Águas localizadas na Mata do Paraíso - Viçosa/MG, bem como a adaptação e produção de roteiros interpretativos. Por fim, foram realizados os agendamentos e execução das atividades propostas com as escolas: aplicação de questionários em sala de aula seguida das atividades em campo na Mata do Paraíso. O questionário teve como objetivo levantar a percepção e a concepção prévias dos alunos a respeito de meio ambiente, baseado nas categorias criadas por Layrargues: naturalista, caracterizada pela natureza perfeita e sem presença humana; antropocêntrica, onde o ambiente é visto somente como fonte de recursos; e globalizante, no qual os seres vivos, inclusive o ser humano, se relacionam. Considerando que a maior parte dos alunos (80%) apresentou uma visão naturalista de meio ambiente, as atividades de campo tiveram como objetivo a realização de práticas de educação e interpretação ambiental, em que, a utilização dos objetos originais provocasse sensibilização para a ampliação da visão dos participantes. Ao final das atividades foi pedido aos professores que solicitassem aos alunos, já em sala de aula, um relato pós-visita, destacando a vivência e o aprendizado. A análise dos relatos evidenciou que os participantes das atividades tiveram seu conhecimento ampliado. Biodiversidade, sucessão ecológica, importância das áreas protegidas e das pesquisas ali realizadas foram mencionadas por boa parte deles, o que vem contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Biologia nas escolas. O desenvolvimento deste projeto vem possibilitando a inserção dos estudantes no cotidiano escolar, gerando experiências essenciais na formação dos mesmos. Ele também vem favorecendo a formação inicial e continuada dos envolvidos, estudantes e professores, demonstrando a importância de tratar a educação ambiental como tema transversal. |