Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1475

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria Tatiana Soares Martins
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Ênio Henrique Viana Araujo, Jerusa Maria de Oliveira, Josielle Evaristo Costa, SILVIA DAS GRACAS POMPOLO
Título As Trilhas dos Gigantes e Caminho das Águas (Mata do Paraíso) como instrumento de educação ambiental em escolas públicas de Viçosa-MG
Resumo As aulas de campo de Ciências e Biologia podem se configurar como uma ferramenta importante no desenvolvimento da sensibilização e atuação ambiental por parte dos alunos, uma vez que há contato direto com o ambiente, seja ele natural ou modificado. Diante disso, este trabalho teve como objetivo apoiar os professores da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes e da Escola Estadual Effie Rolfs, Viçosa-MG, no desenvolvimento de aulas de campo como forma de promover a educação e interpretação ambiental. Para isso, o projeto foi apresentado e discutido junto aos professores e gestores das instituições envolvidas e a equipe recebeu capacitação por meio de palestras, atividades práticas e discussão de textos. Com auxílio de integrantes do Grupo de Educação e Interpretação Ambiental-Mata do Paraíso (GEIA-MATA), foi feito um levantamento do potencial didático das Trilhas dos Gigantes e Caminho das Águas localizadas na Mata do Paraíso - Viçosa/MG, bem como a adaptação e produção de roteiros interpretativos. Por fim, foram realizados os agendamentos e execução das atividades propostas com as escolas: aplicação de questionários em sala de aula seguida das atividades em campo na Mata do Paraíso. O questionário teve como objetivo levantar a percepção e a concepção prévias dos alunos a respeito de meio ambiente, baseado nas categorias criadas por Layrargues: naturalista, caracterizada pela natureza perfeita e sem presença humana; antropocêntrica, onde o ambiente é visto somente como fonte de recursos; e globalizante, no qual os seres vivos, inclusive o ser humano, se relacionam. Considerando que a maior parte dos alunos (80%) apresentou uma visão naturalista de meio ambiente, as atividades de campo tiveram como objetivo a realização de práticas de educação e interpretação ambiental, em que, a utilização dos objetos originais provocasse sensibilização para a ampliação da visão dos participantes. Ao final das atividades foi pedido aos professores que solicitassem aos alunos, já em sala de aula, um relato pós-visita, destacando a vivência e o aprendizado. A análise dos relatos evidenciou que os participantes das atividades tiveram seu conhecimento ampliado. Biodiversidade, sucessão ecológica, importância das áreas protegidas e das pesquisas ali realizadas foram mencionadas por boa parte deles, o que vem contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Biologia nas escolas. O desenvolvimento deste projeto vem possibilitando a inserção dos estudantes no cotidiano escolar, gerando experiências essenciais na formação dos mesmos. Ele também vem favorecendo a formação inicial e continuada dos envolvidos, estudantes e professores, demonstrando a importância de tratar a educação ambiental como tema transversal.
Palavras-chave Meio ambiente, educação ambiental, trilhas interpretativas.
Forma de apresentação..... Oral
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