Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1474

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro MEC, UFV
Primeiro autor Nathalia Fernandes Cabral
Orientador MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA
Outros membros Aline de Oliveira Martins, Giselle de Araújo Almeida, Ingrid Lourenço, Maria Emília Alvarenga Goes de Assis, Mário Lúcio da Silva Júnior, Micheline Carmem Evangelista, Michelli Augusto Anselmo, Renata Martins Venancio
Título Cultura, escola e relações étnicas.
Resumo A escola é um lugar de transmissão cultural e levando-se em conta que a falta de debate sobre a temática relações étnicas e educação tende a contribuir para a perpetuação de preconceitos e desigualdades, o projeto “Identidades Festejadas no Congado: cultura e memória afrodescendentes frente às práticas pedagógicas das escolas públicas” foi direcionado para ampliar e consolidar as orientações da lei 10.639/03 no universo escolar. Tem como objetivo sistematizar subsídios sobre a história e a cultura afro-brasileira presentes nas manifestações populares da cidade de Viçosa e região, contribuindo para a incorporação desses conteúdos às práticas escolares. Sua realização é viabilizada pela parceria com a Ludoteca da Universidade Federal de Viçosa. O público alvo compreende crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas e privadas que frequentam tanto a sede da Ludoteca UFV, quanto a itinerante, na qual a equipe desloca-se às unidades escolares para realizar as atividades planejadas, as quais visam oportunizar aos alunos o conhecimento sobre a cultura africana e especialmente responder as questões que estão interessadas em desvendar, além de contribuir na reelaboração de determinados conceitos. Utiliza-se do contar histórias como instrumento metodológico, considerando que esta é uma prática pedagógica lúdica, viável e eficiente para abordar o universo das representações sociais dos afrodescendentes, tendendo a instigar, nessas crianças/alunos, o olhar com relação à questão do outro, de si mesmo e das diferenças, bem como subsidiar a apresentação posterior de oficinas sobre cultura e memória afrodescendentes, especificamente o Congado. Foram realizadas 45 (quarenta e cinco) oficinas lúdicas temáticas baseadas no contar histórias, atendendo 1.733 (um mil, setecentos e trinta e três) crianças no período de março até julho de 2013. Ainda, pode-se agregar um rico acervo sobre a temática ao realizar atividades como: leitura de textos sobre o tema, adaptação de histórias, produção de atividades para serem trabalhadas em articulação com o contar histórias. Dentre os impactos causados na comunidade citamos a consolidação do Grupo de Congos como expressão da cultura local; ampliação do universo de formação dos alunos da graduação envolvidos nas atividades; a valorização da cultura afrodescendente no espaço escolar pelos profissionais docentes, demonstrada pela motivação destes para a continuidade das oficinas, sendo por eles solicitado o retorno para novas atividades. O projeto contribui para a autoestima, valorização e inclusão dos afrodescendentes em bases igualitárias na comunidade escolar e viabiliza a construção de subsídios para a implementação da lei 10.639/03 nas práticas escolares.
Palavras-chave Cultura, educação, relações étnicas.
Forma de apresentação..... Painel
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