Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1459

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa Ações Afirmativas/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ruã Luz Barbosa
Orientador LEONARDO BONATO FELIX
Título Desenvolvimento de Software em Linguagem MATLAB para Aquisição de Sinais Eletrofisiológicos Advindos de Experimentação Animal
Resumo O funcionamento do corpo humano se dá através de impulsos elétricos, que são gerados no cérebro ou no coração e são transmitidos por meio das células do sistema nervoso. Esses impulsos geram tensões na superfície do corpo, que podem ser coletadas por meio de aparelhos eletrônicos que amplificam o sinal e eliminam (filtram) deles sinais ruidosos indesejados. Após os sinais serem amplificados e filtrados pode-se digitaliza-lo utilizando um software. O sinal digitalizado pode ser então processado e analisado e, através dessa análise, pode-se dizer se há algum problema de saúde de um indivíduo.
O coração humano é um órgão que gera impulsos elétricos para o próprio funcionamento, esses impulsos podem ser coletados pelo eletrocardiógrafo através de eletrodos colocados no peito, nos braços e nas pernas de uma pessoa.
Neste trabalho é apresentado o projeto de um eletrocardiógrafo, de baixo custo, composto basicamente de um circuito de proteção, que protege o eletrocardiógrafo de altas tensões causadas por desfibrilação cardíaca utilizada para regular o funcionamento do coração, de um circuito de realimentação da perna direita, que gera o sinal de referência do eletrocardiograma, de um circuito amplificador e de um circuito de condicionamento, que filtra do sinal coletado outros sinais indesejados além de gerar um offset para que a tensão de saída seja positiva compreendida entre 0V e 5V. Para a segurança do paciente que utiliza o eletrocardiógrafo, este foi projetado para atender as normas de segurança da ABNT para equipamentos eletromédicos, onde deve ser feita a proteção do paciente de sobretensões vindas da rede elétrica ou de equipamentos conectado ao eletrocardiógrafo. Para alimentar o circuito do eletrocardiógrafo foi feito também uma fonte de tensão simétrica. O sinal foi então coletado e digitalizado por meio do osciloscópio Agilent 2000 Series e processado pelo o software MATLAB, onde o sinal pode ser visualizado. Foi feita também a análise do sinal para ver se não havia ruídos nele, apresentando assim um sinal livre de interferências eletromagnéticas e pouca interferência da rede elétrica. Os resultados mostraram que o nível de ruído de linha foi aceitável com uma atenuação na ordem 20 dB. Pode-se concluir que o equipamento desenvolvido é capaz de instrumentar sinais de eletroencefalograma, com pouca interferência de ruído e de acordo com as normas técnicas vigentes.
Palavras-chave Eletrocardiógrafo, Aquisição, Circuito.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.