ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação, infância e família |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
PROEXT |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
MEC, UFV |
Primeiro autor |
Jéssica da Rocha Ramos |
Orientador |
MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA |
Outros membros |
Aline de Oliveira Martins, Beatriz de Oliveira Lima, Daiane de Sousa Bhering Silva, Gleicielly Nascimento de Azevedo, Ingrid Lourenço, Laura Ferenzini Alves, Mariana Gonçalves Esper Turnes, Renata Martins Venancio |
Título |
O lúdico e o redimensionamento das relações étnicas na infância |
Resumo |
O processo educativo pode ser uma via de acesso à auto-estima e à assunção da identidade. A escola é um ponto de encontro das diferenças étnicas, instrumento eficaz para diminuir ou prevenir o processo de exclusão social e incorporação do preconceito pelos educandos negros. A pluralidade étnica brasileira produziu hierarquizações, as quais adentram as escolas e é urgente identificar as repercussões dessa diversidade no ambiente escolar. Os problemas relativos às questões raciais e étnicas que estão presente nos sistemas educacionais atingem principalmente a formação das crianças negras, vítimas dos preconceitos estabelecidos nas diversas esferas sociais, principalmente no ambiente escolar, onde essas crianças passam boa parte de suas vidas. Ao serem constantemente inferiorizadas, principalmente pelas referências negativas ao seu tom de pele, as crianças negras tendem a criar um sentimento de auto-rejeição e de recusa ao pertencimento do seu próprio grupo étnico. O projeto “Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância”, realizado na Ludoteca da UFV com recursos do PROEXT/2013, tem como objetivo proporcionar vivências lúdicas temáticas para alunos da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de escolas da microrregião de Viçosa. Assim objetivamos ampliar e consolidar as intervenções que, desde 2007, são produzidas por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e estudantes da UFV, filiados ao Programa de Extensão “Patrimônio Cultural e Transmissão de Saberes”. As atividades foram organizadas enquanto oficinas temáticas objetivando abordar as relações étnicas. A partir do contar histórias temáticas, atividades de artes foram realizadas pelos alunos buscando ampliar a compreensão do tema e consolidar a atenção para o mesmo. Com a realização da Ludoteca Itinerante nas escolas de São Miguel do Anta, Minas Gerais, nos dias 28 de junho 05 e 12 de julho de 2013, foram atendidas 682 crianças nas três escolas que conformam a rede pública municipal de educação. As atividades realizadas tiveram como eixo a cultura afro-brasileira e buscaram na ludicidade a mediação necessária para abordar o tema entre alunos da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (crianças de 03 a 10 anos). A avalição positiva pelos professores e gestores locais foi expressa no convite para participar de outro evento, em fase de organização e que ocorrerá em novembro de 2013: a Feira de Literatura, ficando a equipe deste projeto responsável pela tenda da literatura afrobrasileira. |
Palavras-chave |
lúdico, educação, afrodescendencia |
Forma de apresentação..... |
Painel |