Resumo |
O projeto foi desenvolvido no município de Garrafão do Norte, no estado do Pará. O Rondon trata-se de um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Objetiva contribuir para a formação do estudante como cidadão, integrá-lo no processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país, consolidar o brasileiro no sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, além de estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas. O projeto atuou no conjunto B da operação, caracterizado por ações que contemplam comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia e produção. Foram realizadas as divulgações em rádio local, onde os estudantes atuavam diariamente apresentando a programação, local e horário das atividades do projeto a serem executadas, sendo essas ainda, divulgadas em carros de som e pessoalmente pelas ruas da cidade junto à população. Foram realizadas oficinas participativas com o público, quanto o correto tratamento e consumo da água, oficinas referentes à disposição de resíduos sólidos, como o lixo e óleo culinário, abordando questões de reciclagem e reutilização destes materiais, contribuindo economicamente e ambientalmente nas comunidades e quilombos visitados do município, e ainda de maneira mais lúdica e descontraída, a conscientização nessa área ambiental, atividades com as crianças dessas famílias participantes. As atividades realizadas com os agricultores, referentes às ações de trabalho da proposta, foram abordadas questões de produtividade e organização da produção, acesso aos mercados e redes de financiamento ao agricultor como a Cáritas Brasileiras, bem como as visitas a campo, em suas respectivas propriedades, questões econômicas de beneficiamento e destino da farinha de mandioca, pimenta e açaí, típicos da região e apresentadas as principais fontes mercados, muitas vezes já acessados por eles como PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, e o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que promovem a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar e por fim questões ligadas à formação de grupos que trabalhem em conjunto, evitando que os mesmos abandonem a atividade exercida e o campo. Enfim, as atividades elaboradas, teóricas e práticas, envolviam a geração de conhecimentos, participação e discussão com o público, baseados em seus históricos de vida e cotidiano, objetivando sempre a integração e participação de um maior número de famílias do município de Garrafão do Norte. |