Resumo |
Este projeto busca contribuir com a formação acadêmica dos estudantes dos cursos de Licenciatura da UFV e com a formação continuada dos docentes do Ensino Fundamental I, das escolas da rede pública de ensino, das cidades da microrregião de Ubá/MG. Objetiva-se, assim, analisar comparativamente os resultados das avaliações externas de Matemática do SIMAVE/Proeb e do SAEB/Prova Brasil dessas escolas. Pretende-se delimitar quais as habilidades e competências em Matemática que estão asseguradas no processo ensino-aprendizagem das escolas investigadas, bem como quais os descritores previstos no SAEB e no SIMAVE que não estão sendo contemplados pelos sistemas de ensino. Buscar-se-á analisar os cadernos pedagógicos de três escolas, sendo elas a de maior índice, a de índice mediano e a de menor índice nas avalições, com o intuito de identificar como o Estado avaliador encaminha os resultados dessas avaliações e como os profissionais da educação os recebem e deles se apropriam para desenvolver o trabalho pedagógico no âmbito escolar. A partir desses dados, serão elaborados cursos de capacitação para os licenciandos da UFV e para os profissionais que atuam em escolas públicas da microrregião. Primeiramente, selecionou-se as escolas que participaram simultaneamente das duas avaliações nas três últimas edições, perfazendo um total de 45 escolas. A partir desta listagem, coletou-se os dados das avalições e realizou-se uma análise descritiva com o auxílio do software SPSS. Das escolas analisadas 51,1% são estaduais. Ubá possui maior número de escolas participantes em ambas as avaliações representando 65,4% do total de escolas deste município. No município de Visconde do Rio Branco, o segundo em número de escolas da microrregião, essa representatividade cai consideravelmente (29,4%). Verifica-se a necessidade de aprofundar as análises a respeito do motivo da não participação das escolas nos processos avaliativos, uma vez que as avaliações são censitárias. Optou-se por utilizar a média ponderada como método para a seleção das três escolas que situam-se em Ubá (maior índice), Guiricema (índice mediano) e Visconde do Rio Branco (menor índice). Encontra-se em andamento a elaboração de um curso voltado para a análise qualitativa dos dados apresentados pelo Boletim Pedagógico do Proeb, que será ministrado na 84ª Semana do Fazendeiro da UFV. Pretende-se até o final deste projeto auxiliar os licenciandos da UFV, na compreensão e análise da dinâmica dessas avaliações, contribuindo para sua profissão docente futura. Espera-se capacitar os docentes a trabalharem com os dados das avaliações externas e incentivá-los a pensar criticamente acerca da importância de desenvolverem uma análise qualitativa dessas avaliações de modo a revertê-la numa prática pedagógica mais referenciada. Apesar deste estudo focar as avaliações de Matemática, acredita-se que a metodologia de análise apresentada poderá ser estendida às demais áreas do conhecimento, dado o seu caráter qualitativo. |