Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 143

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Carmen de Almeida Martins
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Outros membros Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel
Título Avaliações Externas de Matemática na Microrregião de Ubá: uma proposta para o estudo e a análise qualitativa dos dados estatísticos
Resumo Este projeto busca contribuir com a formação acadêmica dos estudantes dos cursos de Licenciatura da UFV e com a formação continuada dos docentes do Ensino Fundamental I, das escolas da rede pública de ensino, das cidades da microrregião de Ubá/MG. Objetiva-se, assim, analisar comparativamente os resultados das avaliações externas de Matemática do SIMAVE/Proeb e do SAEB/Prova Brasil dessas escolas. Pretende-se delimitar quais as habilidades e competências em Matemática que estão asseguradas no processo ensino-aprendizagem das escolas investigadas, bem como quais os descritores previstos no SAEB e no SIMAVE que não estão sendo contemplados pelos sistemas de ensino. Buscar-se-á analisar os cadernos pedagógicos de três escolas, sendo elas a de maior índice, a de índice mediano e a de menor índice nas avalições, com o intuito de identificar como o Estado avaliador encaminha os resultados dessas avaliações e como os profissionais da educação os recebem e deles se apropriam para desenvolver o trabalho pedagógico no âmbito escolar. A partir desses dados, serão elaborados cursos de capacitação para os licenciandos da UFV e para os profissionais que atuam em escolas públicas da microrregião. Primeiramente, selecionou-se as escolas que participaram simultaneamente das duas avaliações nas três últimas edições, perfazendo um total de 45 escolas. A partir desta listagem, coletou-se os dados das avalições e realizou-se uma análise descritiva com o auxílio do software SPSS. Das escolas analisadas 51,1% são estaduais. Ubá possui maior número de escolas participantes em ambas as avaliações representando 65,4% do total de escolas deste município. No município de Visconde do Rio Branco, o segundo em número de escolas da microrregião, essa representatividade cai consideravelmente (29,4%). Verifica-se a necessidade de aprofundar as análises a respeito do motivo da não participação das escolas nos processos avaliativos, uma vez que as avaliações são censitárias. Optou-se por utilizar a média ponderada como método para a seleção das três escolas que situam-se em Ubá (maior índice), Guiricema (índice mediano) e Visconde do Rio Branco (menor índice). Encontra-se em andamento a elaboração de um curso voltado para a análise qualitativa dos dados apresentados pelo Boletim Pedagógico do Proeb, que será ministrado na 84ª Semana do Fazendeiro da UFV. Pretende-se até o final deste projeto auxiliar os licenciandos da UFV, na compreensão e análise da dinâmica dessas avaliações, contribuindo para sua profissão docente futura. Espera-se capacitar os docentes a trabalharem com os dados das avaliações externas e incentivá-los a pensar criticamente acerca da importância de desenvolverem uma análise qualitativa dessas avaliações de modo a revertê-la numa prática pedagógica mais referenciada. Apesar deste estudo focar as avaliações de Matemática, acredita-se que a metodologia de análise apresentada poderá ser estendida às demais áreas do conhecimento, dado o seu caráter qualitativo.
Palavras-chave Avaliações externas de Matemática, SIMAVE e Prova Brasil, microrregião de Ubá
Forma de apresentação..... Oral
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