Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1427

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sueleid Aparecida Aniceto
Orientador LILIAN PERDIGÃO CAIXETA REIS
Outros membros Bárbara Aparecida Martins dos Reis, Cristiana Aparecida Gomides, Delilah Pires Vieira, Everton Antonio da Silva, Jamille Mylena de Freitas Gomes, RITA DE CASSIA DE SOUZA, Samio Dias da Silva, Tarcisia Carolina Roberto Silva Duarte
Título Juventude e inserção social
Resumo A difusão de programas para a juventude evidencia uma nova posição no âmbito das políticas públicas e sociais no sentido de atender às demandas desse contingente populacional. Há urgência de se definir prioridades para favorecer a inserção social dos jovens a fim de proporcionar a eles melhores condições de intervir e participar de forma consciente e ativa da sociedade. Nesta direção, este estudo tem por objetivo identificar quais são as políticas públicas dirigidas aos jovens do Município de Viçosa e se estas atendem às demandas dos mesmos. O estudo qualitativo, que está em andamento, desenvolve-se como parte das atividades exigidas na disciplina ECD 304- Famílias e Políticas Públicas, ofertada para alunos do Departamento de Economia Doméstica, e busca promover a interface entre ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente, realizamos a revisão da literatura sobre juventude, políticas públicas e inserção social. Nas atividades de extensão, priorizamos a visita a campo e a opção por atuar com jovens que apresentam maior vulnerabilidade socioeconômica e cultural, residentes em um conjunto de casas populares da cidade de Viçosa. Paralelamente elaboramos a organização, análise e discussão dos dados coletados, que culminará com o relatório final do estudo. Nas visitas à comunidade, buscou-se conhecer a realidade dos jovens e identificar suas principais necessidades. Quinze jovens fizeram inscrições, demonstrando interesse em ter acesso às oficinas propostas por nossa equipe. Porém, devido à dificuldade de transporte, apenas seis adolescentes, com idades entre 13 e 15 anos, puderam ser frequentes aos encontros. Coerentes com suas solicitações, foram oferecidas oficinas psicopedagógicas, de reforço escolar (desenvolvidas em parceria com grupo da pedagogia), informação sobre profissões e estimulo ao acesso à cultura, arte e esporte. Realizamos visitas à UFV, nas quais puderam conhecer o campus da universidade, e seus diferentes espaços como museus, restaurante universitário, TV Viçosa, Uniedhs, entre outros. Observamos que o conjunto de atividades desenvolvidas no projeto alcançou resultados positivos como propiciar um incentivo à educação; favorecer a interação entre os jovens; criar espaço para expressão de seus sonhos, expectativas e esperanças quanto aos seus projetos futuros e possibilitar o conhecimento sobre politicas públicas de juventude que existem no município. Concluímos com este estudo, que as políticas públicas voltadas para a promoção da inserção social da juventude devem ser criadas não só com foco no mundo do estudo e do trabalho, mas com a intenção de favorecer a construção da identidade dos jovens, valorizando a trajetória de vida destes, despertando sua autoestima, ajudando-os a se perceber como sujeitos de sua própria história, conscientizando-os de seu papel na sociedade.
Palavras-chave juventude, inserção social, politicas públicas
Forma de apresentação..... Painel
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