Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 142

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rômulo José Mota Júnior
Orientador JOAO CARLOS BOUZAS MARINS
Outros membros Débora Dornelas Ferreira Tavares, Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira
Título Diagnóstico do nível de atividade física dos professores do ensino fundamental e médio da rede pública do município de Viçosa- MG
Resumo INTRODUÇÃO: O sedentarismo é considerado como um fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, além da hipertensão, obesidade, diabetes mellitus, entre outras. Existem evidência científicas claras que a prática regular de atividade física, associada à outras condutas preventivas podem minimizar significativamente o surgimento dessas doenças. OBJETIVO: Diagnosticar o nível de atividade física (NAF) dos professores do ensino fundamental e médio da rede pública do município de Viçosa-MG. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal composto por uma amostra de 157 professores, 140 mulheres (M) e 17 homens (H); com idade média de 43,5 ± 9,9 anos (44 ± 9,8 M e 41 ± 9,9 H). Para a quantificação do NAF foi aplicado o questionário IPAQ (International Physical Activity Questionnaire) versão 8 na forma curta. Tal procedimento foi realizado em uma entrevista com o avaliado, efetuada por um único avaliador habituado com o instrumento em questão. O NAF dos professores foram classificados em relação à frequência e duração das atividades desenvolvidas, sendo classificados como Sedentários, Insuficiente Ativo A e B, Ativo e Muito Ativo. A análise estatística dos dados foi feita através do cálculo das prevalências encontradas. RESULTADOS: Na amostra estudada foi encontrada uma prevalência de sedentarismo de 3,2%; insuficiente ativo A 17,2%; insuficiente ativo B 7%; ativo 65,6%; e muito ativo 7%. Quando estratificado pelo sexo, as mulheres apresentaram 3,5% de sedentarismo, 17,9% insuficiente ativo A, 4,3% de insuficiente ativo B, 67,9% de ativas e 6,4% como muito ativas. Enquanto entre os homens foram encontrados 0%, 11,2%, 29,4%, 47,1% e 11,7%, respectivamente. CONCLUSÃO: Foram encontradas baixas prevalências de professores sedentários e muito ativo para ambos os sexos. Quanto à classificação de professores ativos, foi encontrada uma alta prevalência tanto para os homens quanto para as mulheres. A grande maioria dos professores apresentam níveis regulares de prática de atividade física tomando como referência o IPAQ, contudo é necessário implementar algumas medidas a fim de atingir a população que apresenta níveis indesejados.
Palavras-chave Atividade Física, Sedentarismo, IPAQ.
Forma de apresentação..... Painel
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