Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1405

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marina Silva Reghim
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Aline Tatiana Ribeiro, Janayna Avelar Motta, Jéssica de Freitas da Silva, Ludmilla Carneiro Araújo
Título Cinema na escola: oportunidade de cultura, lazer e entretenimento
Resumo “Cinema Na Escola” é um dos projetos desenvolvidos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na Escola Municipal José Lopes Valente Sobrinho, cujo objetivo é proporcionar o acesso das crianças e de toda comunidade escolar ao cinema, uma arte ainda elitizada e distante para essas pessoas. Para realização desse projeto, mensalmente é exibido um filme, desenho ou documentário na escola, com uma estrutura de cinema: uma sala de aula escurecida, um “datashow” e pipoca. Todas as turmas assistem, nos turnos da manhã e da tarde. Os filmes são escolhidos a partir de critérios como: atenderem a demanda curricular ou a temas de interesse do PIBID, sendo esses definidos em reuniões semanais de planejamento e avaliação. A exibição de filmes é quase sempre seguida de debate e/ou de alguma atividade complementar como, produção de texto e/ou desenho. O primeiro filme a inaugurar esse Projeto foi “Kiriku e a Feiticeira”, um desenho animado sobre uma lenda africana, em que Kiriku, um menino pequenino, a miniatura de um homem, já nasce sabendo falar e andar e liberta sua aldeia de uma temida feiticeira que oprime e explora a natureza e os moradores dessa comunidade. O desenho teve grande impacto porque é uma obra de ficção em que todos os personagens são negros e, como a maioria dos estudantes da escola é negra,a identificação foi muito grande. A exibição gerou ótimos debates e subsídios para trabalhar um conteúdo obrigatório desde a implementação da LDB/LEI 10.639/2003: a história da cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Podemos concluir que os filmes, como recursos didáticos, possibilitam trabalhar conteúdos programáticos de maneira rica e atrativa, propiciando aprendizagens significativas a partir do contato com realidades, histórias e ambientes diferentes. Como recurso didático, deve se ter o cuidado para não representar apenas um "tapa buraco", preenchendo lacunas no planejamento e faltas de professores. De forma bem planejada, o cinema na escola contribui para a formação humana, social e política, para a ampliação da bagagem cultural e artística, além de transformar as relações pedagógicas na escola. Tais benefícios são estendidos a todos os membros da comunidade escolar, visto que, assim como os estudantes, muitos professores, educadores e funcionários, também tem pouco acesso ao cinema. Dessa forma, o Projeto possibilita a ampliação das oportunidades de acesso a cultura, lazer e entretenimento a toda escola.
Palavras-chave Cinema, educação, cultura
Forma de apresentação..... Painel
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