Resumo |
“Cinema Na Escola” é um dos projetos desenvolvidos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na Escola Municipal José Lopes Valente Sobrinho, cujo objetivo é proporcionar o acesso das crianças e de toda comunidade escolar ao cinema, uma arte ainda elitizada e distante para essas pessoas. Para realização desse projeto, mensalmente é exibido um filme, desenho ou documentário na escola, com uma estrutura de cinema: uma sala de aula escurecida, um “datashow” e pipoca. Todas as turmas assistem, nos turnos da manhã e da tarde. Os filmes são escolhidos a partir de critérios como: atenderem a demanda curricular ou a temas de interesse do PIBID, sendo esses definidos em reuniões semanais de planejamento e avaliação. A exibição de filmes é quase sempre seguida de debate e/ou de alguma atividade complementar como, produção de texto e/ou desenho. O primeiro filme a inaugurar esse Projeto foi “Kiriku e a Feiticeira”, um desenho animado sobre uma lenda africana, em que Kiriku, um menino pequenino, a miniatura de um homem, já nasce sabendo falar e andar e liberta sua aldeia de uma temida feiticeira que oprime e explora a natureza e os moradores dessa comunidade. O desenho teve grande impacto porque é uma obra de ficção em que todos os personagens são negros e, como a maioria dos estudantes da escola é negra,a identificação foi muito grande. A exibição gerou ótimos debates e subsídios para trabalhar um conteúdo obrigatório desde a implementação da LDB/LEI 10.639/2003: a história da cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Podemos concluir que os filmes, como recursos didáticos, possibilitam trabalhar conteúdos programáticos de maneira rica e atrativa, propiciando aprendizagens significativas a partir do contato com realidades, histórias e ambientes diferentes. Como recurso didático, deve se ter o cuidado para não representar apenas um "tapa buraco", preenchendo lacunas no planejamento e faltas de professores. De forma bem planejada, o cinema na escola contribui para a formação humana, social e política, para a ampliação da bagagem cultural e artística, além de transformar as relações pedagógicas na escola. Tais benefícios são estendidos a todos os membros da comunidade escolar, visto que, assim como os estudantes, muitos professores, educadores e funcionários, também tem pouco acesso ao cinema. Dessa forma, o Projeto possibilita a ampliação das oportunidades de acesso a cultura, lazer e entretenimento a toda escola. |