ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação, infância e família |
Setor |
Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Marciene Aparecida do Carmo |
Orientador |
NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES |
Outros membros |
Ana Paula Serafim Miguel, Helena Aparecida de Souza Luera, Maria Amélia Moreira Machado |
Título |
“Vivências e desafios da Atuação Docente como Boslista do PIBID” |
Resumo |
O presente trabalho trata-se de relatos de experiências das Bolsistas do PIBID de Educação Infantil na escola “Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes”(CMEDJAF), Viçosa/MG. O público alvo são crianças do 1º período (4-5 anos) e 2º período (5-6 anos)que frequentam a escola no período da tarde. O CMEDJAF atende crianças da Educação Infantil (Creche e pré-escola) e Ensino fundamental. São atendidas pelo PIBID - Educação Infantil/UFV,nessa escola, aproximadamente 200 crianças provenientes das camadas mais baixas da população. As ações realizadas durante o desenvolvimento do projeto baseou-se nos "temas" que já haviam sido programados pelas professoras das salas em que as bolsistas PIBID estavam atuando. Esses temas são desenvolvidos durante a semana e as atividades desenvolvidas com as crianças estão relacionadas com o assunto programado para ser desenvolvido. Assim, com a aprovação da professora da turma, as bolsistas poderiam os projetos a serem desenvolvidos com as crianças que abrangesse o "tema" proposto pela instituição. Nesses projetos buscamos abranger atividades relacionadas às múltiplas linguagens. Os temas dos projetos desenvolvidos foram: “Animais que botam ovos”, “Animais de estimação”, “Alimente-se bem”, “Corporeidade”, “Cuidados com o Meio Ambiente". Além do trabalho desenvolvido diretamente com as crianças,à pedido da Secretaria Municipal de Educação ministramos oficinas aos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Viçosa, MG e durante o evento"IV Diálogos Interdisciplinares". Esses eventos tinham como objetivo a promoção de uma educação continuada junto aos professores da Rede Pública e Particular de Educação e estudantes de Licenciaturas da UFV. Outras ações que contribuíram para nossa formação como futuras professoras foram a reuniões realizadas com as bolsistas, coordenadora deste subprojeto, diretora, professoras, supervisoras e demais colegas do PIBID. Como resultados dessa ações podemos elencar o grande contribuição que essas diferentes experiências possibilitaram para nossa formação integrando a teoria com a prática nas Instituições. Ficou bastante perceptível o interesse das professoras atendidas pelo PIBID no que se refere à oportunidade de possibilitar as crianças vivências diferenciadas, bem como em trocar experiências de docência, principalmente, no que se refere às novas metodologias de trabalho pedagógico com as crianças. O envolvimento destas nas oficinas realizadas retrata isso.Conclui-se com esses resultados que os nossos trabalhos na escola nos proporcionando uma formação cada vez mais consolidadas onde estamos tendo a oportunidade de integrar a prática e a teoria considerando as especificidades da nossa formação docente e da formação das crianças atendidas. |
Palavras-chave |
educação, infância, formação universitária. |
Forma de apresentação..... |
Painel |