Resumo |
No ano de 2011, foi realizada a sétima edição das Olimpíadas Escolares, cuja finalidade foi promover a prática esportiva no seio educacional e também possibilitar a identificação de novos talentos esportivos, formando a nova geração de esportista que representaram o Brasil em futuras competições. Neste contexto, há que se destacar a importância da presença e atuação do técnico desportivo, considerando que o mesmo tem papel preponderante no processo de ensino/aprendizagem do aluno-atleta, exercendo ainda a função de educador em sua totalidade. Este estudo buscou analisar o perfil dos treinadores das equipes participantes das Olímpiadas Escolares nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol nos níveis municipal, estadual e nacional, em relação ao gênero, à idade, ao estado civil, a experiência esportiva e a motivação para se tornar treinador. Para este propósito foram aplicados questionários em 189 treinadores participantes do módulo II (competições para alunos entre 15 e 17 anos) em 5 competições a saber: Olimpíadas Escolares Brasileiras, Jogos Escolares de Minas Gerais, Jogos Escolares de Belo Horizonte, Jogos Internos de Juiz de Fora e Seletiva de Viçosa. Os resultados apontaram que os treinadores das equipes escolares são, predominantemente, homens. Constatou-se que em todas as modalidades dos jogos escolares a presença de treinadoras é inferior aos treinadores (159 homens e 30 mulheres). A idade média da amostra foi de 37,02 anos entre os homens e 38,27 anos entre as mulheres. Em relação ao estado civil, 47,7% dos homens são casados e entre as mulheres esse percentual é de 65,5%. Além disso, apenas 16 entre os 189 treinadores declararam não ter tido experiência como atleta. Os motivos mais citados pelos informantes que os levaram a ser treinador foram: iniciativa pessoal (homens=37.4% e mulheres=37,9%) e convite (homens=28,4% e mulheres=29,6%). Através do presente estudo, foi encontrado que o perfil dos treinadores das equipes escolares é predominantemente masculino, sendo que, quanto mais elevado o nível da competição escolar, mais significante foi a diferença entre a presença de treinadores e treinadoras. |