Outros membros |
Bruno Daniel Paiva, Cristiane Neves Mello, Cristina Silva Dias, Elizafá André Andrade, Elizangela Martins de Almeida, Giuvaney Martins Carlos, João Victor Neves Oliveira Sobreira, Leonamme Valvides da Costa Teixeira |
Resumo |
Nas últimas décadas, pesquisas apontam o péssimo resultado em relação ao conhecimento Matemático que os alunos adquirem no Ensino Fundamental. Diversos fatores influenciam nesse resultado, entre eles, a qualificação do docente. Observa-se que muitas vezes o professor apresenta deficiência em determinados conteúdos, necessitando aprofundar conhecimentos e refletir de que forma ocorre a sua prática pedagógica. Ou seja, a melhoria da educação, depende, entre outros, da qualificação docente. Neste sentido, o projeto “Capacitação em Tópicos de Matemática para os Professores do Ensino Básico” contribui fornecendo condições para o aprimoramento e atualização da formação do docente (atua na formação continuada dos professores de Matemática do Ensino Básico), através da capacitação em assuntos importantes, e consequentemente, para o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem desta disciplina. Procura-se também divulgar junto aos docentes das escolas novas tecnologias e técnicas de ensino em Matemática, bem como implementar ações de inclusão digital, produzir material didático próprio direcionado aos docentes e discentes das Escolas Básicas, além de estabelecer um mecanismo de diálogo permanente entre o DMA e a comunidade escolar. Para isso, são realizadas atividades mensais, com carga horária de seis horas cada, nas quais são estudadas tópicos importantes de Matemática. Para a execução de tais atividades, são elaborados pelos professores do DMA materiais didáticos próprios direcionados aos docentes e discentes. O projeto é avaliado por meio de questionários que os participantes preenchem ao término de cada encontro. Assim, são avaliados se a atividade foi bem conduzida, se atendeu às expectativas, se atingiu os objetivos propostos, se contribuiu para uma melhoria na prática pedagógica, etc. Estes questionários fornecem respostas qualitativas sobre cada atividade realizada, que são convertidas em tabelas e gráficos permitindo uma análise mais acurada do projeto. Nos minicursos realizados até o momento, alguns dos resultados que obtivemos, foram: 76% dos participantes tiveram as expectativas, com relação aos cursos, atendidas; 87% consideram que os cursos contribuíram para o aperfeiçoamento na prática profissional. Assim, percebe-se que a apresentação de novas expectativas no conhecimento dos professores, a interação proporcionada entre eles e docentes do DMA, surte resultados na prática de suas aulas, com novas possibilidades, metodologias e ferramentas que podem proporcionar aulas de maior qualidade. |