Resumo |
O período moderno é marcado por grandes transformações da sociedade e juntamente com o crescimento das cidades, várias questões são colocadas para que esta população tenha cada vez mais suas necessidades realizadas, aumentando a qualidade e o número de produtos. Assim, o homem vem aumentando seu consumismo e consequentemente a produção do lixo, a qual se tornou-se um grande problema ambiental muito discutido atualmente. Neste sentido, trabalhar a temática lixo e sua produção no espaço escolar torna-se importante para que os estudantes entendam os problemas ambientais, decorrentes dessa grande produção de resíduos sólidos e líquidos, analisando sua real situação e os procedimentos adequados para amenizar esse problema. Deste modo, este trabalho desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) – subprojeto de Geografia de 2011, foi realizado com as turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da escola municipal Ministro Edmundo Lins. O objetivo geral do trabalho foi trabalhar a problemática do lixo na cidade de Viçosa-MG, relacionando os conteúdos trabalhados em sala de aula com as implicações sociais e ambientais que ele pode vir a causar. Discutiu-se sua produção e destino final, as questões que envolvem os impactos causados do ponto de vista global e local, e as diversas possibilidades de amenizar este problema. Além disto, as diversas formas de reaproveitamento foram abordadas. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas quatro aulas em cada turma de 6° ao 9° ano. Na primeira ocorreu a abordagem geral sobre a problemática do lixo e na segunda discutiu-se alguns problemas ambientais decorrentes dessa problemática, e foi entregue aos estudantes um formulário, elaborado pelos bolsistas do PIBID, em que deveriam observar duas ruas de Viçosa e preencher o formulário com a quantidade e tipo de lixo encontrado. Na terceira aula realizou-se discussões sobre a temática a partir dos resultados coletados nesta atividade proposta e na quarta aula apresentou-se o mapeamento dos dados coletados para uma discussão conjunta com os estudantes. Como resultado observou-se expressiva participação dos estudantes durante as aulas teóricas e a realização da atividade proposta, em que eles conseguiram relacionar teoria e prática, compreendendo as questões relacionados ao lixo em Viçosa. Este trabalho foi importante para os estudantes conhecerem e compreenderem o espaço em que estão inseridos, podendo agir criticamente sobre o mesmo, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem. |