Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1379

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Frank Dany Palma Soares
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Ana Cristina Lopes Jorge, Cassia Silva Freitas, Michele Tidisco Padovani
Título A problemática do lixo em Viçosa-MG
Resumo O período moderno é marcado por grandes transformações da sociedade e juntamente com o crescimento das cidades, várias questões são colocadas para que esta população tenha cada vez mais suas necessidades realizadas, aumentando a qualidade e o número de produtos. Assim, o homem vem aumentando seu consumismo e consequentemente a produção do lixo, a qual se tornou-se um grande problema ambiental muito discutido atualmente. Neste sentido, trabalhar a temática lixo e sua produção no espaço escolar torna-se importante para que os estudantes entendam os problemas ambientais, decorrentes dessa grande produção de resíduos sólidos e líquidos, analisando sua real situação e os procedimentos adequados para amenizar esse problema. Deste modo, este trabalho desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) – subprojeto de Geografia de 2011, foi realizado com as turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da escola municipal Ministro Edmundo Lins. O objetivo geral do trabalho foi trabalhar a problemática do lixo na cidade de Viçosa-MG, relacionando os conteúdos trabalhados em sala de aula com as implicações sociais e ambientais que ele pode vir a causar. Discutiu-se sua produção e destino final, as questões que envolvem os impactos causados do ponto de vista global e local, e as diversas possibilidades de amenizar este problema. Além disto, as diversas formas de reaproveitamento foram abordadas. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas quatro aulas em cada turma de 6° ao 9° ano. Na primeira ocorreu a abordagem geral sobre a problemática do lixo e na segunda discutiu-se alguns problemas ambientais decorrentes dessa problemática, e foi entregue aos estudantes um formulário, elaborado pelos bolsistas do PIBID, em que deveriam observar duas ruas de Viçosa e preencher o formulário com a quantidade e tipo de lixo encontrado. Na terceira aula realizou-se discussões sobre a temática a partir dos resultados coletados nesta atividade proposta e na quarta aula apresentou-se o mapeamento dos dados coletados para uma discussão conjunta com os estudantes. Como resultado observou-se expressiva participação dos estudantes durante as aulas teóricas e a realização da atividade proposta, em que eles conseguiram relacionar teoria e prática, compreendendo as questões relacionados ao lixo em Viçosa. Este trabalho foi importante para os estudantes conhecerem e compreenderem o espaço em que estão inseridos, podendo agir criticamente sobre o mesmo, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave Educação Ambiental, Consumismo, Lixo
Forma de apresentação..... Painel
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