Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1378

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Aline Tatiana Ribeiro
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Outros membros Janayna Avelar Motta, Jéssica de Freitas da Silva, Ludmilla Carneiro Araújo, Marina Silva Reghim
Título Contação de história: uma contribuição para o desenvolvimento da leitura numa perspectiva ecopedagógica
Resumo Dentre os projetos desenvolvidos pelo PIBID Pedagogia 2011 na Escola Municipal José Lopes Valente Sobrinho, situada na zona rural de Viçosa, MG, destacamos o Projeto “Contando Histórias para Crianças", envolvendo desde a creche até o quinto ano. Esse projeto é pensado como uma forma de incentivo a leitura, visto que contar histórias é muito importante na infância, levando a criança a desenvolver a imaginação, trabalhar emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O trabalho de incentivo a leitura não era uma prática sistematizada nessa escola, as crianças não tinham contato diário com livros, não havia biblioteca, os livros eram guardados dentro de armários na secretaria. Algumas professoras contam histórias, mas de forma isolada e havia um evento semanal de leitura, mas que resultava em um trabalho obrigatório e mecânico que não foi adiante. No referido projeto, a contação de histórias ganha um lugar de destaque. As histórias são selecionadas de acordo com as temáticas ecopedagógicas: educação ambiental e diversidade cultural. Destacamos as seguintes histórias: "Mãe Terra", "A árvore generosa", "Clara, pequena guardiã da natureza", "Sumaúma", entre outras. O trabalho com literatura abrange também conto de fadas tradicionais, fábulas, poemas, músicas, parlendas, variando as formas de contar: com e sem livros, com fantoches e com dramatização. É possível perceber que as crianças se envolvem, gostam e estão sempre ansiosas por novas histórias. A partir da observação das reações das crianças diante das histórias contadas, da análise das atividades feitas e dos relatos orais e escritos após as histórias, constatamos que este projeto é muito importante, pois instiga as crianças a procurarem, por conta própria, novas histórias para lerem, de forma autônoma, independente, lendo por prazer, adquirindo desenvoltura na leitura e, consequentemente, apresentando melhorias na escrita, na expressão oral e no conjunto dos conhecimentos escolares. O projeto ainda representa um desafio: ampliar a leitura envolvendo mais as professoras, ampliar o acesso das crianças a leitura, através de um sistema organizado de empréstimos de livros e incentivar práticas pedagógicas mais lúdicas no processo ensino/aprendizagem.
Palavras-chave incentivo a leitura, infancia, educação
Forma de apresentação..... Painel
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