Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1377

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Nayara de Freitas Faria
Orientador ANA CLAUDIA LOPES CHEQUER SARAIVA
Título Os Cursos de Licenciatura nas Representações Sociais de discentes da Universidade Federal de Juiz de Fora
Resumo Esta pesquisa buscou investigar as Representações Sociais (RS) de discentes sobre os Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora, o que implica no reconhecimento destes sujeitos como produtores de saberes que atribuem significados e sentidos às suas vivências nos contextos interpessoais. Optou-se pela Teoria das RS como referencial teórico-metodológico, dialogando com as teorias de Serge Moscovici. O estudo teve como objetivo caracterizar as relações estabelecidas entre discentes universitários e os Cursos de Licenciatura, tendo como foco de análise os elementos envolvidos no processo de formação docente. Assim, buscou-se identificar os significados - as atitudes, as informações e as imagens - construídas pelos discentes sobre os referidos cursos. Trata-se de uma pesquisa situada em uma abordagem metodológica qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, priorizou-se a utilização de questionário e fontes documentais disponibilizadas pela instituição pesquisada, mais precisamente pela Copese (Comissão Permanente de Seleção), site da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e arquivo de dados do Registro Escolar. Para a análise dos dados foram utilizados procedimentos qualitativo (análise de conteúdo) e quantitativo (análise estatística descritiva). A amostra dessa pesquisa constituiu-se da participação de 110 graduandos matriculados no primeiro semestre de 2012 nas disciplinas pedagógicas obrigatórias dos Cursos de Licenciatura da UFJF. Os fatores sociais, econômicos e culturais dos sujeitos, juntamente ao processo de escolha do curso universitário e as opiniões construídas em relação ao mesmo não podem ser desconsiderados, uma vez que constituem etapas significativas na trajetória acadêmica e profissional dos indivíduos. Os dados analisados referentes a estes nos permitiram concluir que mesmo apresentando críticas aos Cursos de Licenciatura e indicadores que demonstram a necessidade de mudança nos mesmos, a maioria dos licenciandos consideram as experiências vivenciadas nas licenciaturas satisfatórias para sua atuação profissional e ainda, eles afirmam que as experiências práticas, a formação pedagógica e humana adquirida no curso foram essenciais à preparação profissional docente. Estas, assim como outras experiências citadas por eles, foram analisadas como elementos capazes de nos apontar para a relevância da formação inicial no processo de desenvolvimento profissional docente.
Palavras-chave Cursos de Licenciatura, Formação Docente, Representações Sociais
Forma de apresentação..... Painel
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