Resumo |
Esta pesquisa buscou investigar as Representações Sociais (RS) de discentes sobre os Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora, o que implica no reconhecimento destes sujeitos como produtores de saberes que atribuem significados e sentidos às suas vivências nos contextos interpessoais. Optou-se pela Teoria das RS como referencial teórico-metodológico, dialogando com as teorias de Serge Moscovici. O estudo teve como objetivo caracterizar as relações estabelecidas entre discentes universitários e os Cursos de Licenciatura, tendo como foco de análise os elementos envolvidos no processo de formação docente. Assim, buscou-se identificar os significados - as atitudes, as informações e as imagens - construídas pelos discentes sobre os referidos cursos. Trata-se de uma pesquisa situada em uma abordagem metodológica qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, priorizou-se a utilização de questionário e fontes documentais disponibilizadas pela instituição pesquisada, mais precisamente pela Copese (Comissão Permanente de Seleção), site da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e arquivo de dados do Registro Escolar. Para a análise dos dados foram utilizados procedimentos qualitativo (análise de conteúdo) e quantitativo (análise estatística descritiva). A amostra dessa pesquisa constituiu-se da participação de 110 graduandos matriculados no primeiro semestre de 2012 nas disciplinas pedagógicas obrigatórias dos Cursos de Licenciatura da UFJF. Os fatores sociais, econômicos e culturais dos sujeitos, juntamente ao processo de escolha do curso universitário e as opiniões construídas em relação ao mesmo não podem ser desconsiderados, uma vez que constituem etapas significativas na trajetória acadêmica e profissional dos indivíduos. Os dados analisados referentes a estes nos permitiram concluir que mesmo apresentando críticas aos Cursos de Licenciatura e indicadores que demonstram a necessidade de mudança nos mesmos, a maioria dos licenciandos consideram as experiências vivenciadas nas licenciaturas satisfatórias para sua atuação profissional e ainda, eles afirmam que as experiências práticas, a formação pedagógica e humana adquirida no curso foram essenciais à preparação profissional docente. Estas, assim como outras experiências citadas por eles, foram analisadas como elementos capazes de nos apontar para a relevância da formação inicial no processo de desenvolvimento profissional docente. |