Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1375

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ana Lidia Martiniano Ferreira
Orientador ALBA PEDREIRA VIEIRA
Título Um estudo das relações entre educação somática, processos criativos e a saúde corporal de bailarinos
Resumo A promoção da saúde das pessoas é tema atual e intensamente investigado por profissionais de várias áreas, incluindo a Dança. Em relação a esta linguagem artística, uma problemática recente sobre o assunto é a integração entre arte e ciência no sentido de articular a formação holística do bailarino para que conheça, compreenda, respeite e amplie seus limites e possibilidades corporais. Assim, este estudo foca nas interfaces entre Dança, Ciências Cognitivas, Educação Somática e processos criativos. O objetivo foi compreender como diferentes propostas de educação somática contribuem para a ampliação da percepção e propriocepção corporal, o que é essencial na prevenção de lesões, além de auxiliarem na criatividade artística dos seis participantes, discentes do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa. O método investigativo foi guiado pela abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, que inclui a participação direta e ativa de pesquisadores e participantes, e a reflexão sobre o que se realizou. O trabalho de campo constituiu-se de duas aulas semanais de 60 minutos cada com atividades artístico-corporais variadas tais como: estímulos diversos para improvisação (e.g., inspiração no que é considerado grotesco, relações entre improvisação e escrita contínua, uso de imagens e metáforas e outros) que vão culminar em uma composição coreográfica; propostas que exploram questões anatômicas e proprioceptivas do corpo, além da preparação corporal dos participantes por meio de exercícios de Pilates, alongamento, sistema Laban/Bartenieff e similares. Dados foram coletados pela observação participante e registrados em um diário de bordo;os bailarinos também responderam oralmente ou por escrito acerca da sua compreensão sobre as ações do projeto e se eles haviam sentido alguma mudança em seus corpos e nas suas criações ao longo dos laboratórios e oficinas. Foi feito também o registro em vídeo de todos os encontros, a fim de se verificar transformações corporais que pudessem ser notadas em termos de movimentação e/ou expressividade. Os resultados encontrados foram: maior facilidade dos participantes em criar movimentações próprias, sensações de melhoria na performance em dança, aumento da flexibilidade e condicionamento físico, aumento da percepção corporal e identificação do tipo de movimentação características de cada participante e de seus vícios de movimento (zona de conforto). Os objetivos iniciais têm sido alcançados e a pesquisa tem continuidade a fim de se criar uma obra de dança composta por movimentações elaboradas durante os laboratórios de criação. Percebe-se a necessidade de pesquisas como esta que abordem a Educação Somática como uma estratégia para promoção do bem estar do bailarino, privilegiando a investigação da percepção corporal e da organização do movimento como elementos essenciais para se promover o envolvimento saudável na dança, e estreitar o diálogo entre arte – criação coreográfica – e ciência – cuidados corporais.
Palavras-chave Dança, Processos Criativos, Educação Somática
Forma de apresentação..... Oral
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