Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1366

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Fidelis Márcio Santos Rabelo de Melo Jún
Orientador COSME DAMIAO CRUZ
Outros membros ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Título Sistema De Inteligência Artificial (RNA Gema) Para Classificação Automática De Imagens: Aplicação Na Seleção Do Tamanho De Gema De Clones De Cana-de-açúcar
Resumo Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de inteligência artificial para a classificação automática de gemas de clones de cana-de-açúcar, através de imagem, para aplicar seleção quanto ao tamanho, dividindo em três grupos, pequeno, média e grande. Visando que a aplicação pode ser a utilização para o estudo do desenvolvimento de clones, e também para seleção de gemas saudáveis para a propagação, com fins comercias ou não, da planta.
A metodologia proposta inicializa com a obtenção de uma imagem digitalizada de uma gema de cana-de-açúcar ao lado de um padrão, matriz, de cores. A imagem digital é processada por um computador que utiliza algoritmos de processamento digital de imagem já conhecidos na literatura. O primeiro processamento transforma a imagem digital inicialmente em função de três cores: vermelho, verde e azul, para a escala de cinza. A imagem digital está então na definida como uma função f(x,y), sendo x e y coordenadas espaciais de um plano e f a intensidade do nível de cinza da imagem nesse ponto, ou pixel, assim como Richard E. Woods define no Livro Processamento Digital de Imagens. Em seguida a imagem é confrontada com uma segunda que possui um desenho semelhante a da matriz de cores e em seguida com uma imagem que possua um desenho semelhante ao nó que contém a gema, com isso é determinado a correlação das imagens e encontrado a região onde há a maior probabilidade de estar os a matriz e depois a gema. Assim, ao encontrar a região da matriz, estabelece a relação entre um elemento da imagem e o tamanho real da imagem, pixel por centímetro quadrado, e utiliza-se isso para saber o tamanho da gema. Por fim, uma rede de inteligência artificial, treinada anteriormente, estabelece o tamanho da gema com base nos dados anteriores.
Com Resultado o sistema consegue identificar e classificar as gemas na imagem, porem o sistema não apresentou generalização para qualquer imagem, exigindo ajuste em cada classificação para que o classificado fique próximo do acerto.
Em conclusão, o trabalho apresenta satisfação do objetivo geral, mas pode ser otimizado para que consiga ser mais rápido e genérico.
Palavras-chave Gema, processamento, imagem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.