ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Física teórica, experimental e de simulação |
Setor |
Departamento de Física |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
César Melo da Rocha |
Orientador |
ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO |
Outros membros |
Hugo Rodrigues Damasceno, Victória de Assis |
Título |
Roteiros de atividades práticas para o ensino de ótica no ensino médio |
Resumo |
Este trabalho é fruto das atividades do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Física – 2012 que têm como objetivo proporcionar aos estudantes de licenciatura um contato com a futura profissão promovendo atividades de iniciação à docência em escolas públicas. Como parte das atividades do projeto os bolsistas desenvolveram ferramentas educacionais como facilitadoras da aprendizagem de tópicos de Física, por meio das quais é possível aproximar o conhecimento teórico ministrado em sala de aula à realidade de experimentos de Física. Este feito é alcançado por meio do contato do estudante do ensino médio com a física experimental através de vídeos ilustrando a montagem de um experimento simples e acessível, a fim de propiciar o contato dos estudantes das escolas de ensino médio com a Física experimental. Para tanto, desenvolvemos vídeos de trabalhos práticos, associados a roteiros, abordando os seguintes tópicos da óptica: formação de imagens por espelhos, lentes e difração. Os roteiros envolvem um conteúdo teórico básico abordando na experiência, são oferecidos na forma impressa ou digital. Os vídeos por nós produzidos contém instruções para a realização do trabalho experimental (como a montagem de uma lente d'água, um experimento para medir e entender os fenômenos envolvendo espelhos ou o fenômeno de difração da luz utilizando laser). O texto contém algumas perguntas relacionadas ao experimento que conduzem os alunos a tirar suas próprias conclusões a respeito dos fenômenos observados com base no modelo físico apresentado na parte introdutória do roteiro. Um dos objetivos desses roteiros além de reforçar os assuntos tratados durante as aulas, está em oferecer aos alunos a oportunidade de testarem seus conhecimentos sobre o tema, proporcionar a oportunidade de realizarem uma atividade de física experimental com materiais simples e com isso poder comparar o modelo teórico com a prática. Os roteiros como ferramenta educacional estão em faze de aplicação em duas escolas públicas. A avaliação da efetividade do processo de aprendizagem é efetuada por meio de testes aplicados aos estudantes. Os roteiros e a atividade práticas geram uma aproximação da física ensinada nos livros de uma realidade prática reforçando o conteúdo e aproximando o aluno do conhecimento da área. |
Palavras-chave |
Material didático, física experimental, óptica |
Forma de apresentação..... |
Painel |