| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Saúde publica e ambiente |
| Setor | Departamento de Nutrição e Saúde |
| Bolsa | PIBEX |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | UFV |
| Primeiro autor | Marcela Martins Soares |
| Orientador | SILVIA ELOIZA PRIORE |
| Outros membros | Caroline Corrêa da Rocha, Franciane Rocha de Faria, Lais Benedito Guimaraes, Mariana Aparecida Rodrigues, Naiara Sperandio |
| Título | Intervenção nutricional e de saúde às crianças atendidas em uma creche filantrópica do município de Viçosa – MG |
| Resumo | O fornecimento de alimentos em quantidades adequadas é necessário no período da infância, a fim de atender às exigências nutricionais visando minimizar riscos à saúde, otimizar o potencial de crescimento e prevenir doenças. O objetivo deste trabalho foi intervir nas condições de saúde e nutrição das crianças assistidas em uma creche filantrópica no município de Viçosa-MG. Analisou-se o estado nutricional, utilizando medidas antropométricas, dosagem de hemoglobina e análise dietética para verificar a disponibilidade de macro e micronutrientes oferecidos na alimentação dos infantes. A partir da análise dos dados realizou-se atividades de educação alimentar e nutricional, conforme a faixa etária da criança, utilizando recursos educativos como pirâmide alimentar, atividades de colorir disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, vídeos infantis e teatros. Durantes as atividades educativas abordo-se temas sobre higiene das mãos, alimentação saudável, importância das frutas e das hortaliças; bem como, consumo excessivo de balas e doces. Os temas trabalhados nas diversas salas de aula da creche contaram com auxílio das professoras. As avaliações das atividades foram feitas a partir do interesse, participação e assimilação dos conteúdos pelas crianças. Através das atividades de colorir verificou-se que a maioria das crianças identificou as frutas e as hortaliças como alimentos saudáveis e as balas e os doces como alimentos que devem ter seu consumo moderado, enquanto os teatros e os vídeos concretizaram a importância de uma alimentação variada e colorida, estimulando as crianças a consumir mais frutas e hortaliças, já a atividade da pirâmide alimentar ajudou na compreensão dos grupos alimentares que devem ser mais consumidos e/ou evitados. A realização de atividades educativas relacionadas à alimentação adequada nas creches favorece a adoção e consolidação de hábitos alimentares saudáveis na infância e constituem instrumentos de intervenção essenciais para a melhoria da qualidade de vida dessas crianças institucionalizadas, desse modo a creche é transformada em um ambiente de promoção da saúde. |
| Palavras-chave | criança, creche, educação alimentar e nutricional |
| Forma de apresentação..... | Oral |