Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1338

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Rute Silva Santos
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Outros membros Cristiele Daiane Santana Martins de Oliveira, Géssica Aparecida Barbosa Silva, Iglia Thiciani Martins Ferreira, Maria Inácia Fonseca de Souza Belico
Título PIBID História: Uma perspectiva de aprendizado mútuo
Resumo A oportunidade de estarmos inseridas ao PIBID nos possibilita vivenciar o espaço escolar e perceber as oportunidades e as limitações que o professor enfrenta diariamente para exercer o seu ofício. O programa está sendo muito importante para a nossa formação enquanto educadoras, visto que se formar em licenciatura e ir direto para uma escola seria mais difícil se não tivesse vivenciado essa experiência “preparatória”, pelo cotidiano de uma escola, e o convívio com os alunos. As disciplinas voltadas para a licenciatura na universidade não nos preparam para a realidade em sala de aula, o que aprendemos nelas foram teorias diferentes do que encontramos em nossas experiências na escola, sendo de fundamental importância para os futuros profissionais procurar atividades que propiciem essa vivencia prática, como o PIBID ou atividades de extensão que não visam somente a teoria.
As discussões teóricas no curso de História acerca da prática docente não permitia estabelecer o contato com a realidade escolar em si com suas dificuldades e potencialidades, uma vez que, são grandes os desafios da prática docente, em como trabalhar e transmitir o conhecimento adquirido ao longo do curso quando estiver dentro de uma sala de aula. Contudo, com o ingresso no PIBID de História, ter o contato com a cultura escolar, com o trabalho de professores que já possuem um arcabouço de experiência em sala de aula e a própria singularidade do aluno, possibilitou conhecer mais de perto e, com antecedência eventos que possivelmente farão parte de nossa realidade enquanto professores.
Cabe ao bolsista e ao professor supervisor perceber o melhor modo de conduzir as aulas, procurar as diferentes formas de aprendizagem para assim estimular o aluno e fazer com que ele compreenda o conteúdo dado. E foi através disso que quando chegamos ao colégio tivemos a preocupação em conhecer a realidade dos alunos para saber como eles estavam em relação ao acompanhamento da matéria, como era o seu rendimento e as principais dificuldades que eles acabavam tendo. Foi através disso que começamos a planejar o que poderia ser feito para tentar superar os maiores empecilhos deles que em nossa opinião era o de não conseguir interpretar os textos .
Palavras-chave PIBID, HISTÓRIA, APRENDIZADO
Forma de apresentação..... Painel
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