ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de História |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Rute Silva Santos |
Orientador | ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS |
Outros membros | Cristiele Daiane Santana Martins de Oliveira, Géssica Aparecida Barbosa Silva, Iglia Thiciani Martins Ferreira, Maria Inácia Fonseca de Souza Belico |
Título | PIBID História: Uma perspectiva de aprendizado mútuo |
Resumo | A oportunidade de estarmos inseridas ao PIBID nos possibilita vivenciar o espaço escolar e perceber as oportunidades e as limitações que o professor enfrenta diariamente para exercer o seu ofício. O programa está sendo muito importante para a nossa formação enquanto educadoras, visto que se formar em licenciatura e ir direto para uma escola seria mais difícil se não tivesse vivenciado essa experiência “preparatória”, pelo cotidiano de uma escola, e o convívio com os alunos. As disciplinas voltadas para a licenciatura na universidade não nos preparam para a realidade em sala de aula, o que aprendemos nelas foram teorias diferentes do que encontramos em nossas experiências na escola, sendo de fundamental importância para os futuros profissionais procurar atividades que propiciem essa vivencia prática, como o PIBID ou atividades de extensão que não visam somente a teoria. As discussões teóricas no curso de História acerca da prática docente não permitia estabelecer o contato com a realidade escolar em si com suas dificuldades e potencialidades, uma vez que, são grandes os desafios da prática docente, em como trabalhar e transmitir o conhecimento adquirido ao longo do curso quando estiver dentro de uma sala de aula. Contudo, com o ingresso no PIBID de História, ter o contato com a cultura escolar, com o trabalho de professores que já possuem um arcabouço de experiência em sala de aula e a própria singularidade do aluno, possibilitou conhecer mais de perto e, com antecedência eventos que possivelmente farão parte de nossa realidade enquanto professores. Cabe ao bolsista e ao professor supervisor perceber o melhor modo de conduzir as aulas, procurar as diferentes formas de aprendizagem para assim estimular o aluno e fazer com que ele compreenda o conteúdo dado. E foi através disso que quando chegamos ao colégio tivemos a preocupação em conhecer a realidade dos alunos para saber como eles estavam em relação ao acompanhamento da matéria, como era o seu rendimento e as principais dificuldades que eles acabavam tendo. Foi através disso que começamos a planejar o que poderia ser feito para tentar superar os maiores empecilhos deles que em nossa opinião era o de não conseguir interpretar os textos . |
Palavras-chave | PIBID, HISTÓRIA, APRENDIZADO |
Forma de apresentação..... | Painel |