Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1323

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Departamento de Engenharia Agrícola
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Arthur Freitas Gomes
Orientador ALISSON CARRARO BORGES
Outros membros Camila Ferreira Netto, Marcus Vinícius de Assis Silva, Thuane Katiúcia Moreira Barbosa, Tiago Henrique da Cruz Costa
Título Meio ambiente em foco: Divulgação dos cursos da área ambiental para estudantes pré-universitários
Resumo Em 1972, com a Conferência de Estocolmo, tornou-se evidente a necessidade de um sistema de produção que mitigasse os impactos ambientais para a manutenção da vida. Quatro décadas depois, ainda estamos longe dos patamares desejáveis da sustentabilidade, por conseguinte as novas gerações é que provavelmente protagonizarão esta mudança. Neste cenário, há a necessidade de iniciativas que levem para o ensino básico conceitos mais concretos sobre ao meio ambiente e façam com que o conhecimento gerado nas Instituições de Ensino Superior alcance a sociedade. Dentre estas iniciativas, as semanas temáticas são ferramentas para tornar os assuntos relacionados ao meio ambiente mais presentes no cotidiano dos estudantes. O Grupo PET.EAA (Programa de Educação Tutorial no Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFV) participou como protagonista da atividade inaugural que foi realizada na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, da rede pública de ensino, em Viçosa-MG, durante os dias 3, 4 e 5 de junho, na qual foi abordado sobre o tema da ONU para a Semana do meio Ambiente de 2013, “Pense, coma, poupe”; a visão geral do meio ambiente e suas relações com as atividades humanas; as formas de poluição, degradação e suas consequências; a definição de resíduo e como devemos tratá-lo; o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em Viçosa-MG; oficinas de plantar em garrafas PET; e por fim, a demonstração do processo primário de filtragem da água com o auxílio de um filtro de papel e funil com amostra da água da represa da UFV. As atividades para público mais jovem, ensino fundamental, foram mais direcionadas a oficinas e dinâmicas, enquanto para com o público jovem do ensino médio diurno, e adulto do noturno houve uma maior conscientização de forma a despertar o senso crítico. Durante a atividade ficou evidente o interesse pelo conhecimento passado e que a conscientização junto ao meio ambiente pode ser integrada em vários aspectos no ambiente escolar. Futuras ações estão sendo planejadas, e outras instituições da rede pública viçosense deverão ser envolvidas tendo em vista o caráter extensionista do projeto. Como resultados preliminares (uma vez que o projeto continuará e será executado em outras escolas) apontam-se o maior interesse dos estudantes beneficiados pelo projeto em pleitear vagas em cursos ambientais profissionalizantes. Tendo em vista a presente política de cotas, lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, em um futuro próximo, este público corresponderá à metade dos estudantes do ensino superior, mostrando assim a importância destes resultados preliminares. É importante ressaltar que esta iniciativa tem como diferenciais o baixo custo e seu grande potencial de inclusão socioambiental.
Palavras-chave Meio Ambiente, Ensino, Inclusão Socioambiental
Forma de apresentação..... Painel
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