Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1321

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, FUNARBE
Primeiro autor Victor Marcelino Mendes Martins de Carvalho
Orientador LUCIANA MOREIRA LIMA
Outros membros Marciano Robson de Miranda, Paula Sannazzaro Oliveira de Assis
Título Produção de Documentário Para o Ensino da Coleta de Sangue Venoso: Etapa de Validação
Resumo A medicina laboratorial é uma especialidade responsável pela realização de exames complementares à prática de clínica médica, sendo a coleta de sangue venoso uma das técnicas mais utilizadas nos serviços de saúde. O ensino desta subárea da medicina, como a educação médica de modo geral, vem sendo reformulada de modo a incluir novas metodologias, uma delas o uso de materiais audiovisuais. Nesse contexto, o trabalho constituiu-se na validação de um documentário para ensino de coleta de sangue venoso em desenvolvimento pelos autores, em parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância (CEAD) e com o Laboratório de Análises Clínicas da UFV (LAC). Para tal foram utilizados quatro diferentes instrumentos: portfólios, depoimentos, grupos-focais e questionários. Os portfólios foram escritos pela orientadora e pelos discentes envolvidos no projeto ao longo da elaboração e gravação do material. Enquanto finalizavam-se as gravações também foram gravados depoimentos de toda a equipe envolvida no projeto a cerca da experiência que foi produzir esse documentário. Ao final das gravações e durante a edição de vídeo, realizaram-se reuniões no modelo de grupo focal para avaliar qualitativamente o material. Foram aplicados questionários, após exibição do documentário, aos participantes da pesquisa, estudantes da área de saúde que já haviam aprendido o conteúdo previamente (turma de graduação em medicina do 2º e 6º período da UFV), alunos que não haviam aprendido (turma de medicina do 1º período da UFV e turma de farmácia do 7º período da Univiçosa), profissionais da área de saúde do LAC-UFV e estudantes de Comunicação Social (do 7º período da UFV). O questionário constituiu-se de 3 blocos de questões. O primeiro deles abordou aspectos da opinião dos participantes a cerca do documentário. O segundo bloco foi composto de questões de baixa complexidade e o terceiro de questões de maior complexidade, todas relacionadas ao conteúdo do vídeo. A análise dos portfólios, depoimentos e grupos focais indicaram, de maneiras diferentes o quão engrandecedor e dificultoso foi para a equipe dominar as diversas técnicas interdisciplinares envolvidas. Essas ferramentas também ajudaram a definir quando o documentário estaria pronto para ser exibido ao público. Após as exibições, as aplicações do questionário e compilação dos resultados de todos os envolvidos, obteve-se 92,2% de acertos no bloco de questões menos dificultosas, 70,1% no bloco de questões mais complexas e 81,15% de acertos quando analisados em conjunto. Antes de assistir ao documentário 34,8% dos participantes consideravam o conteúdo abordado muito difícil ou difícil. Após assisti-lo 90% dos participantes passaram a considerar o conteúdo fácil ou muito fácil. Diante desses resultados, obtidos em um universo amostral bastante diversificado, torna-se patente que a etapa de validação foi concluída indicando um grande potencial didático do vídeo produzido.
Palavras-chave Ensino, punção venosa, validação
Forma de apresentação..... Painel
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