Resumo |
A medicina laboratorial é uma especialidade responsável pela realização de exames complementares à prática de clínica médica, sendo a coleta de sangue venoso uma das técnicas mais utilizadas nos serviços de saúde. O ensino desta subárea da medicina, como a educação médica de modo geral, vem sendo reformulada de modo a incluir novas metodologias, uma delas o uso de materiais audiovisuais. Nesse contexto, o trabalho constituiu-se na validação de um documentário para ensino de coleta de sangue venoso em desenvolvimento pelos autores, em parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância (CEAD) e com o Laboratório de Análises Clínicas da UFV (LAC). Para tal foram utilizados quatro diferentes instrumentos: portfólios, depoimentos, grupos-focais e questionários. Os portfólios foram escritos pela orientadora e pelos discentes envolvidos no projeto ao longo da elaboração e gravação do material. Enquanto finalizavam-se as gravações também foram gravados depoimentos de toda a equipe envolvida no projeto a cerca da experiência que foi produzir esse documentário. Ao final das gravações e durante a edição de vídeo, realizaram-se reuniões no modelo de grupo focal para avaliar qualitativamente o material. Foram aplicados questionários, após exibição do documentário, aos participantes da pesquisa, estudantes da área de saúde que já haviam aprendido o conteúdo previamente (turma de graduação em medicina do 2º e 6º período da UFV), alunos que não haviam aprendido (turma de medicina do 1º período da UFV e turma de farmácia do 7º período da Univiçosa), profissionais da área de saúde do LAC-UFV e estudantes de Comunicação Social (do 7º período da UFV). O questionário constituiu-se de 3 blocos de questões. O primeiro deles abordou aspectos da opinião dos participantes a cerca do documentário. O segundo bloco foi composto de questões de baixa complexidade e o terceiro de questões de maior complexidade, todas relacionadas ao conteúdo do vídeo. A análise dos portfólios, depoimentos e grupos focais indicaram, de maneiras diferentes o quão engrandecedor e dificultoso foi para a equipe dominar as diversas técnicas interdisciplinares envolvidas. Essas ferramentas também ajudaram a definir quando o documentário estaria pronto para ser exibido ao público. Após as exibições, as aplicações do questionário e compilação dos resultados de todos os envolvidos, obteve-se 92,2% de acertos no bloco de questões menos dificultosas, 70,1% no bloco de questões mais complexas e 81,15% de acertos quando analisados em conjunto. Antes de assistir ao documentário 34,8% dos participantes consideravam o conteúdo abordado muito difícil ou difícil. Após assisti-lo 90% dos participantes passaram a considerar o conteúdo fácil ou muito fácil. Diante desses resultados, obtidos em um universo amostral bastante diversificado, torna-se patente que a etapa de validação foi concluída indicando um grande potencial didático do vídeo produzido. |