Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1319

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Departamento de Matemática
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Bruna Aparecida Vieira Almeida
Orientador CATARINA MENDES DE JESUS
Título Contornos aparentes de aplicações do plano no plano
Resumo Há tempos que cientistas e geômetros reconhecem e apreciam o significado de singularidades. A própria teoria de singularidades acabou com um grande número de problemas e uma série de possíveis aplicações. A motivação para a busca de uma forma simples como representante de uma classe de equivalência é a de que tal modelo possui todas as propriedades dos elementos de sua classe. Na teoria de singularidades de germes de aplicações diferenciáveis, uma noção de equivalência é a mudança de coordenadas na fonte e na meta. O objetivo deste trabalho está no entendimento do estudo de
aplicações estáveis do plano no plano que é um caso particular de aplicações entre variedades. Dois dos principais objetos de estudo de aplicações entre duas variedades M e N são: conjunto singular, formado pelos pontos de M onde a aplicação diferencia não tem posto máximo, e a imagem do conjunto singular.
No caso particular de aplicações estáveis de superfícies no plano, localmente pode ser vista como aplicações estáveis do plano no plano.
Se a superfície é fechada o conjunto singulares das aplicações estáveis são curvas fechadas e a imagem do conjunto singular são curvas fechadas no plano, conhecido como contorno aparente. O estudo de aplicações estáveis de uma curva fechada no plano, teve seu início com V. Arnol'd e posteriormente seguido por vários outros autores. Par estudar as aplicações do plano no plano devemos compreender também o comportamento das curvas no plano.
Para compreender esta teoria realizou-se o estudo de Topologia Geral, onde foram abordados vários conceitos como espaços topológicos, funções contínuas, homeomorfismos, conexidade, compacidade. Foi necessário também um breve estudo dos conceitos iniciais de análise no R^n^, entre eles, diferenciabilidade, derivadas parciais, pontos críticos, assim como alguns conceitos da teoria de singularidades como: Aplicações Estáveis, Germes de aplicações diferenciáveis. Foram dedicadas vinte horas semanais para a realização deste projeto, sendo dezoito horas dedicadas ao estudo do assunto proposto no projeto e duas horas dedicadas a apresentações e discussões com a orientadora. A realização deste projeto foi de grande proveito para a formação e crescimento intelectual da orientanda, introduzindo-a na pesquisa científica e incentivando-a a, posteriormente, realizar pesquisas em matemática.
Palavras-chave curvas no plano, aplicações estáveis, singularidades
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.