Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1312

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marília Marota de Souza
Orientador Marilia Marota de Souza
Título Estágio supervisionado e atuação acadêmica: experiência de um curso de Pedagogia
Resumo O Estágio supervisionado é uma das importantes atuações dos discentes no ensino superior. É primordial que este seja desenvolvido para aproximar, de forma efetiva, os acadêmicos do campo de atuação profissional. O presente trabalho tem como objetivo apresentar experiências de uma proposta de estágio curricular em Pedagogia de uma instituição privada de ensino da cidade de Ubá - MG. A carga horária do estágio curricular é distribuída semestralmente, a apartir do 4º período do curso e atende vivências pedagógicas nos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental, educação infantil, gestão administrativa e pedagógica e educação de jovens e adultos. Para cada uma destas atuações, os acadêmicos destinam parte das horas para observação e colaboração em sala de aula. Nestes momentos, ele analisa a estrutura física e materiais disponíveis pela instituição de ensino, o projeto pedagógico, as metodologias de ensino utilizadas e, principalmente, uma situação de aprendizagem ou atuação profissional que requeira ações específicas para intervir profissionalmente. Após esta identificação e em comum acordo com os responsáveis pela escola, o acadêmico elabora um projeto de intervenção pedagógica, identificando a situação a ser abordada, propondo metodologias que auxiliem na melhoria desta na instituição em que estagia. A partir da aprovação do projeto pela escola, o acadêmico executa as ações propostas. Estas proposições envolvem as mais diversas necessidades das escolas: desde utilização de materiais recicláveis em aulas de artes para projeto escolar que discute meio ambiente e sustentabilidade, passando por construção de jogos pedagógicos, debates sobre a indisciplina envolvendo questões éticas e relacionais, alimentação e hábitos saudáveis para a melhoria da qualidade de vida, dificuldades de aprendizagem em alfabetização e letramento, construção lógica matemática, dentre tantas outras que atendem as reais demandas das escolas de Ubá e cidades vizinhas. Com elaboração de relatório final, o estágio curricular se encerra com uma mostra dos trabalhos executados pelos discentes, através de confecção e apresentação na forma de painel, em baner que é avaliado pelos professores do curso de Pedagogia. Esta estratégia de estruturação do estágio busca tornar a prática do estagiário mais coerente com as reais encessidades das escolas, além de envolver os professores do curso na compreensão e análise da prática docente do acadêmico, além de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade da educação das instituições envolvidas.
Palavras-chave Estágio Curricular, Ação Coletiva, Qualidade da Educação
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,70 segundos.