Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1310

ISSN 2237-9045
Instituição UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Planejamento, gestão e avaliação
Setor Pró-Reitoria de Ensino
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rosana Barbara Amado
Orientador Marilia Marota de Souza
Outros membros Lilian Aparecida Marliere, Rosângela da Silva Gomes Oliveira
Título O IDEB nas escolas municipais de Ponte Nova - MG
Resumo Com abordagem qualitativa e descritiva, esta pesquisa, destinada a 17 diretores de escolas públicas municipais de Ponte Nova - MG, teve como objetivo analisar a percepção dos gestores a respeito do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Escola Básica) como referência para a avaliação da qualidade de ensino brasileiro. A amostra, composta por 9 diretores, foi obtida através de sorteio, com o propósito de atingir a maioria simples da população. Utilizou-se questionário com 17 questões fechadas, após assinatura de termo de consentimento. Os dados foram tabulados e analisados à luz das políticas públicas que organizam e avaliam a educação brasileira. Todas as gestoras (100% feminino) afirmam que os professores são avaliados duas ou mais vezes ao ano pela direção e 55,55% (5) relatam que os docentes são avaliados por órgãos externos à escola pelo menos uma vez ao ano, enquanto 11,11% (1) cita que nunca houve avaliação por parte de indivíduos ou órgão externo dos professores da escola. 44,44% das diretoras afirmam que as avaliações realizadas não tiveram nenhuma influência sobre os recursos financeiros da instituição. 66,66% (6) afirmam que as avaliações tiveram muita influência sobre a avaliação de desempenho da gestão escolar, 44,44% (4) entendem que as avaliações tiveram muita influência sobre a avaliação de desempenho de cada professor. 66,66% (6) defendem que as avaliações tiveram muita influência sobre a assistência dada aos professores para melhorar suas competências para o ensino, mas 55,55% (5) afirmam que estas não tiveram muita influência sobre a remuneração e as gratificações recebidas pelos professores. 44,44% (4) entendem que essas avaliações não foram utilizadas por órgãos governamentais para criar índices que permitam avaliar a educação brasileira, enquanto 22,22% (2) não souberam informar sobre a utilização da avaliação por instâncias governamentais. 33,33% (3) das gestoras citam que estas avaliações foram determinantes para identificar o Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de sua escola. Para 66,66%, o índice (IDEB) alcançado reflete a realidade das condições de ensino que sua escola oferece. 66,66% afirmam que foram estruturadas na sua escola estratégias para aprimorar ou melhorar o IDEB alcançado. Apesar de entenderem que a avaliação faz parte do processo de melhoria da educação, há ainda questões a serem compreendidas por alguns diretores em relação à implementação do IDEB como índice governamental para a avaliação das instituições de ensino e operacionalização da qualidade da educação brasileira.
Palavras-chave IDEB, Percepção dos Gestores Escolares, Qualidade da Educação.
Forma de apresentação..... Painel
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