Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1278

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Memória e patrimônio
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Tayrine Barcelos de Freitas Gomes
Orientador JOSELIA GODOY PORTUGAL
Outros membros Humberto Amorim Oliveira Rezende, JOSARLETE MAGALHAES SOARES, Lourenço Lourman Nunes Santana, LUIZ FERNANDO REIS
Título Uma experiência de Educação Patrimonial em Escolas Públicas da Zona da Mata Mineira
Resumo O presente trabalho tem como proposta apresentar uma parcela das atividades realizadas pelo Projeto de Extensão “Educação Urbana e Patrimonial: Construindo sociabilidade e cidadania na Microrregião de Viçosa/MG” - financiado pelo PROEXT - incluindo os objetivos e resultados parciais já alcançados. As atividades são realizadas por alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e de Pedagogia da Universidade federal de Viçosa. O projeto procura criar uma consciência urbana e patrimonial em alunos e professores da rede de ensino público municipal através de várias atividades coletivas, esclarecendo o direito que cada um tem à memória e ao patrimônio da sua cidade. Para dar embasamento ao trabalho prático é feito um levantamento patrimonial e histórico em cinco cidades da Microrregião através de visitas às cidades, contatos nas secretarias de educação e cultura, leituras de livros, teses, dissertações, artigos, além de discussões embasadas nessas leituras. Essa pesquisa tem como objetivo conhecer mais a fundo a história, a arquitetura, os costumes e tradições locais, para que estes sejam transmitidos ao público direto e indireto do projeto, visando a formação da identidade cultural de determinada comunidade. Tais atividades pretendem fomentar a autoestima da comunidade local estimulando a busca de conhecimento e valorização da sua história, de seu patrimônio e memória, demonstrando o que há de único nestas cidades e que muitas vezes não é percebida nem mesmo pelos próprios moradores. O projeto ainda visa identificar as camadas arquitetônicas deixadas por distintos momentos e suas influências, além de destacar o que há de peculiar e de difícil constatação no patrimônio de cada cidade. Paralelamente, busca sensibilizar e mobilizar a comunidade, destacando a necessidade de preservar as mais variadas formas de patrimônio material e imaterial, que são parte da história da cidade e de sua população. Um dos principais objetivos do projeto, além da sensibilização e o sentimento de identificação cultural é a formação de agentes multiplicadores do conhecimento.
Palavras-chave Levantamento Patrimonial, Memória da cidade, Agentes multiplicadores
Forma de apresentação..... Painel
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