Resumo |
O presente trabalho tem como proposta apresentar uma parcela das atividades realizadas pelo Projeto de Extensão “Educação Urbana e Patrimonial: Construindo sociabilidade e cidadania na Microrregião de Viçosa/MG” - financiado pelo PROEXT - incluindo os objetivos e resultados parciais já alcançados. As atividades são realizadas por alunos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e de Pedagogia da Universidade federal de Viçosa. O projeto procura criar uma consciência urbana e patrimonial em alunos e professores da rede de ensino público municipal através de várias atividades coletivas, esclarecendo o direito que cada um tem à memória e ao patrimônio da sua cidade. Para dar embasamento ao trabalho prático é feito um levantamento patrimonial e histórico em cinco cidades da Microrregião através de visitas às cidades, contatos nas secretarias de educação e cultura, leituras de livros, teses, dissertações, artigos, além de discussões embasadas nessas leituras. Essa pesquisa tem como objetivo conhecer mais a fundo a história, a arquitetura, os costumes e tradições locais, para que estes sejam transmitidos ao público direto e indireto do projeto, visando a formação da identidade cultural de determinada comunidade. Tais atividades pretendem fomentar a autoestima da comunidade local estimulando a busca de conhecimento e valorização da sua história, de seu patrimônio e memória, demonstrando o que há de único nestas cidades e que muitas vezes não é percebida nem mesmo pelos próprios moradores. O projeto ainda visa identificar as camadas arquitetônicas deixadas por distintos momentos e suas influências, além de destacar o que há de peculiar e de difícil constatação no patrimônio de cada cidade. Paralelamente, busca sensibilizar e mobilizar a comunidade, destacando a necessidade de preservar as mais variadas formas de patrimônio material e imaterial, que são parte da história da cidade e de sua população. Um dos principais objetivos do projeto, além da sensibilização e o sentimento de identificação cultural é a formação de agentes multiplicadores do conhecimento. |