Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1273

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Animal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Larissa Ferreira de Arruda
Orientador RENATO NEVES FEIO
Outros membros Carla da Silva Guimarães, Daniellen Martins Vieira Pires, Gisleine Cruz Portugal, João Paulo Gusmão Teixeira, Marco Antônio de Amorim Peixoto, Priscila Karen Ribeiro Soares, Thiago Fiorillo Mariani
Título Atividades de Extensão no Museu de Zoologia João Moojen
Resumo O Museu de Zoologia "João Moojen" da UFV (MZUFV), desde 1993 é considerado um referencial para pesquisadores de vertebrados e um espaço diferenciado para educação ambiental, principalmente para estudos da fauna brasileira. Atualmente é bastante procurado por professores de Viçosa e região para a realização de visitas escolares, atendendo instituições públicas e particulares do ensino fundamental, médio e superior. Buscamos realizar durante as visitas um intercâmbio de informações entre a comunidade científica e a população, além de fazer do MZUFV um espaço interativo de educação ambiental não-formal. Além disso, procuramos envolver estagiários de iniciação científica e outros pesquisadores do Museu de Zoologia nas atividades do projeto de extensão “Desenvolvimento de Métodos Interativos no Museu de Zoologia João Moojen”, incorporando-os a equipe responsável pelas mesmas e tornando-os monitores nas visitações e possíveis bons professores. As visitas são regidas por um monitor(a) que promove atividades articuladas que permitem aos alunos grande interação (observação e manuseio) com o acervo zoológico local, despertando suas curiosidades em relação aos animais expostos e suas relações ecológicas. Durante a visita é explorado o conhecimento prévio dos visitantes sobre a fauna silvestre por meio de perguntas geradoras. A partir desse conhecimento, tenta-se suprir as defasagens dos visitantes e incentivar a participação deles, explorando suas experiências e vivências com a biodiversidade brasileira. Ao final da visita destaca-se como os animais contribuem para o equilíbrio ecológico e como a preservação deles é fundamental para conservação de todo o ecossistema. Avaliamos a visitação com base na reação dos visitantes e no questionário preenchido pelo professor responsável ao fim da visita. Além das visitas monitoradas, em 2013, foi organizado pela mesma equipe o evento “Cerrado Sempre Vivo” no qual o principal objetivo era conscientizar a comunidade acadêmica quanto à importância do bioma em questão. Foram organizadas palestras que abordavam inúmeros aspectos do mesmo: fauna, flora, preservação, regime hídrico, geologia, dentre outros. Além disso, a exposição convencional do MZUFV foi transformada em uma exposição temática sobre o bioma supracitado durante todo o mês de junho, de forma que a fauna do cerrado fosse valorizada e destacada através de espécies típicas taxidermizadas e fotografias. Com o projeto é possível notar, a cada ano, o crescente número de escolas de Viçosa e região que solicitam visitas a instituição. Além disso, nota-se cada vez mais a participação da equipe em eventos fora do espaço do estabelecimento, o que comprova ainda mais a ação extensionista do projeto. Dessa forma, podemos perceber o aumento da confiança e reconhecimento da comunidade para com o Museu, tornando-o um espaço de valorização da diversidade faunística brasileira e de complementação na formação de cidadãos ambientalmente conscientes.
Palavras-chave Educação ambiental, zoologia, biodiversidade
Forma de apresentação..... Painel
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