Resumo |
Formar cidadãos conscientes e com pensamento crítico e reflexivo acerca de temáticas inerentes à sociedade em geral, tem sido um dos objetivos do ensino de Química nos dias atuais e um dos maiores desafios para os professores. Nesse sentido, foi desenvolvido o projeto “Água e Sustentabilidade” com alunos de uma turma do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Rita de Cássia em Viçosa-MG, com o objetivo de se trabalhar questões socioambientais relacionadas à água e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de se preservar este bem inestimável, porém esgotável. Os alunos foram divididos em seis equipes e cada equipe ficou responsável por pesquisar um tema relacionado à Água e apresentar o trabalho para toda a Escola. As temáticas a serem abordadas pelas equipes foram definidas pela professora regente, juntamente com os bolsistas do PIBID Química, que orientaram os alunos durante todo o desenvolvimento da atividade. Cada equipe ficou com um tema a ser trabalhado, a saber: tratamento de água, água e saúde, poluição das águas nos dias atuais, disponibilidade de água para consumo populacional, desperdício de água e ciclo da água. Após definir cada tema e a equipe responsável, os alunos se reuniram de modo a desenvolver o tema e discutir entre os membros das equipes quais as estratégias seriam utilizadas para apresentar o trabalho para toda a comunidade escolar. Durante o mês de Junho, os alunos se reuniram com os bolsistas do PIBID Química que os ajudaram na montagem dos cartazes, maquetes e experimentos abordando a temática de cada grupo em questão. Em Julho, os alunos apresentaram suas ideias para toda a comunidade escolar. Após a realização do projeto, percebemos que os alunos passaram a entender de maneira crítica e reflexiva os problemas inerentes a água e suas consequências para a sociedade como um todo, apresentando possíveis soluções para se evitar o desperdício e minimizar os problemas no âmbito local. Além disso, os alunos compreenderam de maneira efetiva os conteúdos químicos relacionados ao ciclo da água e quais os fatores atuais estão alterando este ciclo, levando a problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente a todos nós. Por fim, podemos concluir que atividades que ultrapassam as paredes da sala de aula podem proporcionar uma aprendizagem efetiva da Química e ajudar a desenvolver práticas sustentáveis, favorecendo uma maior conscientização sobre as questões socioambientais, de modo a desenvolver ações que ajudem a preservar o meio ambiente com um bem comum a todos (as). |