Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 127

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Química
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mateus José dos Santos
Orientador Vinicius Catão de Assis Souza
Outros membros Lúcia Soares Ferreira, Marisa de Fátima Souza, Natália Aparecida da Silva, Renata Aparecida Soares
Título Projeto “Água e Sustentabilidade” como possibilidade de articular socialmente o conhecimento químico para alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Viçosa-MG.
Resumo Formar cidadãos conscientes e com pensamento crítico e reflexivo acerca de temáticas inerentes à sociedade em geral, tem sido um dos objetivos do ensino de Química nos dias atuais e um dos maiores desafios para os professores. Nesse sentido, foi desenvolvido o projeto “Água e Sustentabilidade” com alunos de uma turma do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Rita de Cássia em Viçosa-MG, com o objetivo de se trabalhar questões socioambientais relacionadas à água e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de se preservar este bem inestimável, porém esgotável. Os alunos foram divididos em seis equipes e cada equipe ficou responsável por pesquisar um tema relacionado à Água e apresentar o trabalho para toda a Escola. As temáticas a serem abordadas pelas equipes foram definidas pela professora regente, juntamente com os bolsistas do PIBID Química, que orientaram os alunos durante todo o desenvolvimento da atividade. Cada equipe ficou com um tema a ser trabalhado, a saber: tratamento de água, água e saúde, poluição das águas nos dias atuais, disponibilidade de água para consumo populacional, desperdício de água e ciclo da água. Após definir cada tema e a equipe responsável, os alunos se reuniram de modo a desenvolver o tema e discutir entre os membros das equipes quais as estratégias seriam utilizadas para apresentar o trabalho para toda a comunidade escolar. Durante o mês de Junho, os alunos se reuniram com os bolsistas do PIBID Química que os ajudaram na montagem dos cartazes, maquetes e experimentos abordando a temática de cada grupo em questão. Em Julho, os alunos apresentaram suas ideias para toda a comunidade escolar. Após a realização do projeto, percebemos que os alunos passaram a entender de maneira crítica e reflexiva os problemas inerentes a água e suas consequências para a sociedade como um todo, apresentando possíveis soluções para se evitar o desperdício e minimizar os problemas no âmbito local. Além disso, os alunos compreenderam de maneira efetiva os conteúdos químicos relacionados ao ciclo da água e quais os fatores atuais estão alterando este ciclo, levando a problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente a todos nós. Por fim, podemos concluir que atividades que ultrapassam as paredes da sala de aula podem proporcionar uma aprendizagem efetiva da Química e ajudar a desenvolver práticas sustentáveis, favorecendo uma maior conscientização sobre as questões socioambientais, de modo a desenvolver ações que ajudem a preservar o meio ambiente com um bem comum a todos (as).
Palavras-chave Aprendizagem, Sustentabilidade, Água
Forma de apresentação..... Painel
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