Resumo |
O presente trabalho aborda o lúdico e sua aplicação na realidade da infância. Como local de estudo foi escolhida a Ludoteca por ser um espaço de educação não-formal, além de ser o Laboratório do Curso de Pedagogia, situada no Campus da Universidade Federal de Viçosa. Elegemos a Ludoteca por nos afinarmos às suas filosofias e objetivos, sendo eles a intenção de promover a vivência da autonomia, da cooperação e da interação, possibilitando à comunidade acesso a brinquedos e oficinas lúdicas temáticas, propiciando convivências espontâneas e prazerosas, que culminam num aprendizado, além de estimular a criatividade infantil. O problema de pesquisa refere-se à tentativa de identificar de que forma são tecidas as relações no espaço não-formal da Ludoteca. O objetivo geral refere-se à percepção das relações constituídas no espaço entre monitor-criança, criança-criança, coordenação-monitor, percebendo de que forma são tecidas as relações no ambiente. Pautamos como objetivos específicos, perceber como é a relação da criança com o espaço, identificando de que forma a Ludoteca acrescenta e influencia na criatividade da criança, observando como é desenvolvido o planejamento das atividades, compreendendo por fim, a importância deste espaço na vida dos envolvidos. A pesquisa apoiou-se no discurso de relevantes autores como Piaget, Vygotsky, Brougere, Arce, entre outros, que dissertam sobre a importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças. Foram utilizados, como instrumentos metodológicos, entrevistas com o coordenador e com uma bolsista, questionários aplicados a 11 bolsistas e observações no local. O trabalho proporcionou à percepção de que a Ludoteca é um imprescindível projeto na vida dos envolvidos, pois propicia a estes últimos, oportunidade de crescimento humano, estimulando as potencialidades de cada sujeito. Da mesma forma, foi detectada a relação sadia entre a comunidade acadêmica e a comunidade local, tornando o espaço educativo não formal um “braço” das concepções teóricas que o permeiam. |