Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1260

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Anmaly Natália Miguel Monteiro
Orientador NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Outros membros Júlia Gomes Reis, Kahena Viana de Andrade Silva
Título Brincadeiras e aprendizagens: Ludoteca como espaço de educação não-formal
Resumo O presente trabalho aborda o lúdico e sua aplicação na realidade da infância. Como local de estudo foi escolhida a Ludoteca por ser um espaço de educação não-formal, além de ser o Laboratório do Curso de Pedagogia, situada no Campus da Universidade Federal de Viçosa. Elegemos a Ludoteca por nos afinarmos às suas filosofias e objetivos, sendo eles a intenção de promover a vivência da autonomia, da cooperação e da interação, possibilitando à comunidade acesso a brinquedos e oficinas lúdicas temáticas, propiciando convivências espontâneas e prazerosas, que culminam num aprendizado, além de estimular a criatividade infantil. O problema de pesquisa refere-se à tentativa de identificar de que forma são tecidas as relações no espaço não-formal da Ludoteca. O objetivo geral refere-se à percepção das relações constituídas no espaço entre monitor-criança, criança-criança, coordenação-monitor, percebendo de que forma são tecidas as relações no ambiente. Pautamos como objetivos específicos, perceber como é a relação da criança com o espaço, identificando de que forma a Ludoteca acrescenta e influencia na criatividade da criança, observando como é desenvolvido o planejamento das atividades, compreendendo por fim, a importância deste espaço na vida dos envolvidos. A pesquisa apoiou-se no discurso de relevantes autores como Piaget, Vygotsky, Brougere, Arce, entre outros, que dissertam sobre a importância do brincar no desenvolvimento integral das crianças. Foram utilizados, como instrumentos metodológicos, entrevistas com o coordenador e com uma bolsista, questionários aplicados a 11 bolsistas e observações no local. O trabalho proporcionou à percepção de que a Ludoteca é um imprescindível projeto na vida dos envolvidos, pois propicia a estes últimos, oportunidade de crescimento humano, estimulando as potencialidades de cada sujeito. Da mesma forma, foi detectada a relação sadia entre a comunidade acadêmica e a comunidade local, tornando o espaço educativo não formal um “braço” das concepções teóricas que o permeiam.
Palavras-chave Ludoteca, Criança, lúdico.
Forma de apresentação..... Oral
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