Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1258

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Química
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC, UFV
Primeiro autor Flávia Carolina de Paula Divino
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Amanda Raimundi Pereira, Gilmara Fernanda Coura, Josiane Lopes de Oliveira, Luna Viggiano de Alvarenga, Marcela de Oliveira Fernandes, MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER, Rosiane Keila Santos Costa, Vinícius Alexandre de Carvalho
Título A Biologia e a Química no ensino de ciências: Uma experiência de trabalho interdisciplinar junto a alunos do 8o. ano do Ensino Fundamental em Viçosa
Resumo A disciplina de ciências no Ensino Fundamental (EF) tradicionalmente focaliza temas de Biologia, do 1º ao 8º anos. Conteúdos de Química e Física normalmente aparecem, de forma isolada, apenas no 9º ano. No projeto Jovem Cientista, que recebe alunos de escolas públicas em aulas experimentais de ciências na UFV, vem sendo desenvolvida uma proposta interdisciplinar que antecipa a introdução de conceitos da química para o 8º ano do EF. Materiais paradidáticos como jogos educativos, modelos e roteiros de experimentos são preparados por licenciandos dos cursos de Química e Ciências Biológicas, em equipe. Esses materiais são revisados em reuniões conjuntas dos licenciandos com a coordenação do projeto, que também é multidisciplinar. Cerca de 170 alunos de 8 escolas públicas de Viçosa foram atendidos em 2013. A maioria das aulas ocorre no Espaço Ciência em Ação (Vila Giannetti, UFV), com 1 hora de duração por semana, durante o ano letivo, para turmas fixas de até 10 alunos de uma mesma escola. Uma das escolas disponibilizou um horário semanal no laboratório para que todos os alunos do 8o. ano pudessem participar dessas aulas na escola. As aulas são contextualizadas com assuntos do dia-a-dia dos alunos, de forma a aumentar o seu interesse pelo conteúdo. Outros objetivos da proposta são a popularização da ciência e a democratização do saber, de forma que além de materiais do cotidiano, as aulas na UFV também envolvem o uso equipamentos de laboratório como microscópios, centrífugas, balanças, agitadores magnéticos, etc. Completam esses materiais vídeos, programas de computador, modelos moleculares e de sistemas biológicos comerciais e visitas a laboratórios da UFV. Os temas centrais das aulas seguem a seqüência dos livros didáticos de cada escola. Assim, dentro de temas característicos das Ciências Biológicas como os Sistemas ósseo, circulatório, digestivo, respiratório, etc, a equipe introduz os conceitos de química relacionados, como a constituição dos ossos, fabricação de gesso, misturas e substâncias, reações químicas, catálise enzimática, gases, composição da atmosfera, etc. Apesar de prepararem os materiais em equipe, o que lhes amplia conhecimentos pelo contato com colegas de outras áreas, os licenciandos atuam de forma independente para ministrar as aulas. Dessa forma, praticam a docência por um ano letivo completo. Além disso, participam da organização do projeto: divulgação nas escolas, coleta de inscrições, organização de horários e turmas, construção e aplicação de testes e questionários, visitas às escolas para coleta de notas e entrevistas com professores. Para avaliar suas propostas de ensino, analisam os resultados de questionários e testes aplicados ao final de cada semestre e analisam as notas de Ciências coletadas nas escolas, comparando o desempenho dos participantes e não participantes, e a evolução das notas individuais. Essas ações contribuem para a sua formação como futuros professores de Ciências, Química ou Ciências Biológicas.
Palavras-chave Biologia, Química, interdisciplinaridade
Forma de apresentação..... Painel
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