Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1254

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Allan Arnon de Magalhães
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Geise Kely Carvalho, Ilmar Resende de Oliveira
Título AULAS INTRODUTÓRIAS: Para que estudar Matemática?
Resumo É consenso que os estudantes da educação básica tem apresentado resultados ruins quanto ao aprendizado de Matemática. Muitas vezes, esta aprendizagem está associada a dificuldades devido à abstração do conteúdo enquanto que outras vezes é devido ao desinteresse pela matéria. Acreditamos que estas dificuldades e o desinteresse podem ser reduzidos quando trabalhamos com atividades lúdicas pois muitas destas permitem uma melhor contextualização diminuindo o impacto de alguns conceitos mais abstratos. Vale lembrar ainda que ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) defende que “a Matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação”. Será que há alguma forma de colaborar para que a atualidade educacional do ensino de matemática seja mais significativa? Este trabalho visa conciliar a experiência concedida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a necessidade que os alunos tem de saber qual é a utilidade dos conteúdos matemáticos aprendido por eles, além de propor uma forma alternativa de introduzir diferentes conteúdos de matemática, buscando sempre uma aprendizagem significativa. Tal estudo se concentra apenas no conteúdo de equação de segundo grau, devido ao fato deste trabalho ser recentemente desenvolvido. Inicialmente, introduziu-se o conteúdo de equações do 2º grau de forma expositiva, tendo auxilio de projeção de gravuras quando necessário. Utilizou, também, uma das tendências de educação matemática, conhecida como Historia da Matemática, para servir como ferramenta motivadora, como o intuito de despertar o interesse dos alunos e atentar para o desenvolvimento do estudo das equações do 2º grau e sua necessidade atrelada ao desenvolvimento socioeconômico da humanidade. Como instrumento de avaliação, utilizou-se uma atividade lúdica intitulada “Jogo de Equações”, o qual é um jogo de cartas cujo objetivo geral é reconhecer se seus participantes são aptos a resolver equações de segundo grau. Pôde-se observar, após a execução desta atividade que depois que os alunos percebem quais as utilidades e importâncias do conteúdo, a aprendizagem de matemática torna-se prazerosa, além de formar alunos mais autônomos e independentes, estimulando uma busca por saber baseada na realização pessoal, e não na obrigatoriedade do currículo.
Palavras-chave Jogos, Estratégias didáticas, Ensino da matemática
Forma de apresentação..... Painel
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