Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1250

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Deivid Coelho Castro
Orientador MARLI REGINA DOS SANTOS
Outros membros LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Título O laboratório de Ensino de Matemática auxiliando na formação do licenciando
Resumo Nota-se que, para a grande maioria dos professores, a formação, tanto a inicial quanto a continuada, não criou condições de habilita-los para o uso de recursos pedagógicos diversificados que possam auxilia-los no exercício da docência. Segundo Lorenzato (1991), mitos e preconceitos acompanham o uso dos materiais didáticos, especialmente os de Matemática: custam caro, existem poucos, aumentam o rendimento escolar, dificultam a abstração, facilitam a tarefa do professor, retardam o tempo do processo de aprendizagem, etc. Essas são algumas das frequentes considerações sobre o uso de materiais concretos em sala de aula e por isso se torna essencial, nos cursos de formação, abordar tais questões. Assim, o desafio dos cursos de Licenciatura é preparar o futuro professor e muni-lo de experiências que possam contribuir com a sua prática em sala de aula (BRASIL, 2001), auxiliando-os a atrair a atenção de seus alunos para a importância da matemática e a despertar neles o interesse pelo conhecimento, por meio de diferentes recursos e estratégias. Neste sentido, o projeto de ensino “O laboratório de Ensino de Matemática na formação do licenciando: possibilidades para as disciplinas de Prática” visa a criação de um espaço de apoio a essas disciplinas, a partir da elaboração e confecção de recursos didáticos que serão explorados e testados em atividades nas escolas, ou mesmo nas discussões das aulas teóricas, possibilitando um diálogo mais rico quanto ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e metodologias de ensino. Turrioni (2004) discute a necessidade de o curso de licenciatura em Matemática desenvolver um ambiente onde o licenciando exercite a capacidade criativa e o trabalho em equipe. Segundo a autora, no ambiente do laboratório de ensino é possível integrar as duas áreas que compõem a formação inicial do professor de Matemática, a específica e a pedagógica, na medida em que ele proporciona a integração das disciplinas de formação pedagógica e as de formação profissional e promove uma real aplicação das teorias desenvolvidas nestas disciplinas. Nessa perspectiva, as etapas de efetivação do projeto são: pesquisa e criação de recursos; criação de Ambiente específico, implementação dos recursos em atividades das disciplinas; análises crítica dos recursos; difusão dos trabalhos produzidos. Espera-se, com a implementação da proposta, possibilitar atividades individuais e em grupos nas disciplinas de Prática, promover a realização de atividades de investigação e trabalhos de projetos, facilitar o estabelecimento de relações entre os vários níveis de ensino e o conhecimento matemático, ampliar os materiais didáticos do curso de Licenciatura em Matemática da UFV, contribuir para a formação de um ambiente onde se desenvolvam atividades interativas com materiais didáticos, possibilitando reflexões mais amplas sobre o ensino e aprendizagem da matemática.
Palavras-chave materiais didáticos, docência, laboratório de Ensino.
Forma de apresentação..... Painel
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