Resumo |
Nota-se que, para a grande maioria dos professores, a formação, tanto a inicial quanto a continuada, não criou condições de habilita-los para o uso de recursos pedagógicos diversificados que possam auxilia-los no exercício da docência. Segundo Lorenzato (1991), mitos e preconceitos acompanham o uso dos materiais didáticos, especialmente os de Matemática: custam caro, existem poucos, aumentam o rendimento escolar, dificultam a abstração, facilitam a tarefa do professor, retardam o tempo do processo de aprendizagem, etc. Essas são algumas das frequentes considerações sobre o uso de materiais concretos em sala de aula e por isso se torna essencial, nos cursos de formação, abordar tais questões. Assim, o desafio dos cursos de Licenciatura é preparar o futuro professor e muni-lo de experiências que possam contribuir com a sua prática em sala de aula (BRASIL, 2001), auxiliando-os a atrair a atenção de seus alunos para a importância da matemática e a despertar neles o interesse pelo conhecimento, por meio de diferentes recursos e estratégias. Neste sentido, o projeto de ensino “O laboratório de Ensino de Matemática na formação do licenciando: possibilidades para as disciplinas de Prática” visa a criação de um espaço de apoio a essas disciplinas, a partir da elaboração e confecção de recursos didáticos que serão explorados e testados em atividades nas escolas, ou mesmo nas discussões das aulas teóricas, possibilitando um diálogo mais rico quanto ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e metodologias de ensino. Turrioni (2004) discute a necessidade de o curso de licenciatura em Matemática desenvolver um ambiente onde o licenciando exercite a capacidade criativa e o trabalho em equipe. Segundo a autora, no ambiente do laboratório de ensino é possível integrar as duas áreas que compõem a formação inicial do professor de Matemática, a específica e a pedagógica, na medida em que ele proporciona a integração das disciplinas de formação pedagógica e as de formação profissional e promove uma real aplicação das teorias desenvolvidas nestas disciplinas. Nessa perspectiva, as etapas de efetivação do projeto são: pesquisa e criação de recursos; criação de Ambiente específico, implementação dos recursos em atividades das disciplinas; análises crítica dos recursos; difusão dos trabalhos produzidos. Espera-se, com a implementação da proposta, possibilitar atividades individuais e em grupos nas disciplinas de Prática, promover a realização de atividades de investigação e trabalhos de projetos, facilitar o estabelecimento de relações entre os vários níveis de ensino e o conhecimento matemático, ampliar os materiais didáticos do curso de Licenciatura em Matemática da UFV, contribuir para a formação de um ambiente onde se desenvolvam atividades interativas com materiais didáticos, possibilitando reflexões mais amplas sobre o ensino e aprendizagem da matemática. |