Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1242

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Edilan Martins de Oliveira
Orientador NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Outros membros Daniela Cristina Nalon, Josiane Moreira Xisto, Marcelo Felício Martins Pinto
Título Tradição e Resistência : O processo de assimilação educacional nas tribos Terena
Resumo O trabalho consiste em destacar a assimilação na aldeia Buriti, apontando os significados que os índios concedem ao sistema educacional nacional. Enquadra-se numa perspectiva em que a meta primordial é identificar em meio ao processo histórico, social e cultural das tribos Terena a construção da "lógica educacional " no Estado Brasileiro. A pesquisa teve como objetivo compreender o contato do "homem branco" com os índios, buscando detectar a edificação das estruturas que predispõem o funcionamento de escolas e a formação de professores indígenas na aldeia Buriti, como também a legislação que regulamenta essa tipologia educacional encaixa-se nessa lógica. Nesse sentido, pretendeu-se compreender os indígenas enquanto alteridade cultural, com suas práticas de representação social, mas também sua visão de mundo também faz parte desse processo. Da mesma forma, o trabalho teve como objetivo enfatizar que o processo histórico do qual pertencem os índios Terena é importante para destacar sua participação enquanto agentes de transformação social. Nesse contexto, acontecimentos como a Guerra do Paraguai ou o Projeto Rondon foram determinantes históricos para a mobilização Terena que ocorre atualmente junto aos povos indígenas do Mato Grosso do Sul para exigir a ampliação de direitos civis e sociais (principalmente à posse da terra ) frente ao governo brasileiro. Utilizou-se, para a elaboração crítica das ideias discutidas no, trabalho fontes textuais e audiovisuais (filmes, documentários, reportagens) relacionadas às questões que englobam a educação indígena. Procurou-se entender as dificuldades enfrentadas por alunos e professores na realidade da aldeia Buriti, bem como as mudanças nas perspectivas da legislação brasileira e suas modificações sobre a temática indígena no decorrer do tempo. Atenção especial foi concedida à Constituição Nacional (1988) e à LDB 9394/1996. Numa avaliação final, verifica-se que ainda há a existência de barreiras culturais entre o "homem branco " e os índios. Ainda persiste um desconhecimento da "cultura branca" com relação às tradições indígenas e à posse da terra, a qual é de uma questão problemática que opõe latifundiários e indígenas, e é notável a falta de políticas de conciliação por parte do Estado. Verifica-se que, apesar da existência de um ensino voltado para a preservação da história e cultura indígena com disciplinas específicas e independentes do ensino tradicional, o choque cultural é uma constante e ainda não há uma projeção considerável desses indivíduos no mercado de trabalho. Há, por fim, uma necessidade eminente da ampliação das políticas de inclusão social que englobem a diversidade Terena, isso à nível do Estado. Contudo, nota-se um etnocentrismo marcante na sociedade brasileira e a necessidade de relativização para compreender os indivíduos, os aspectos e as formas de organização de outra cultura.
Palavras-chave Alteridade, Educação, Terena
Forma de apresentação..... Oral
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