Resumo |
A pesquisa realizada faz parte de um projeto de Iniciação Científica intitulado “Imigração estrangeira nos confins da Zona da Mata Mineira (1840s -1910): entre civilização dos sertões e controle do território”, na qual buscou-se relacionar as propostas de obras e a implantação de infraestruturas em torno do Município de Campos dos Goytacazes-RJ (Rio de Janeiro) em meados do século XIX e as ideias de controle do território. Essa análise tem como finalidade compreender como as propostas para a implantação de vias de transporte impulsionaram a modernização do município supramencionado, bem como compreender em que medida contribuíram para potencializar a ocupação das áreas situadas no entorno dos municípios da Zona da Mata, que fazem fronteira com a antiga cidade de Campos. Inicialmente foi realizado um levantamento junto ao jornal “O Monitor Campista” em torno das informações referentes a obras públicas e demais projetos de modernização entre os anos de 1840 e 1841. Em seguida realizou-se uma sistematização das informações contidas nesse periódico com o intuito de identificar quais as obras, locais e atores envolvidos nos principais projetos de modernização da cidade. Tais informações foram mapeadas, possibilitando, com auxílio da leitura de outras fontes, identificar as principais áreas que foram contempladas com tais projetos, assim como as principais ações realizadas. Ao longo da sistematização foram levantadas 27 propostas para a construção de vias de comunicação e transportes, sendo essas expressas pelos canais, valas, estradas, pontes e rampas. Essas vias de comunicação e transportes, segundo alguns políticos da cidade, eram importantes, pois potencializariam a agricultura e o comércio local, além de possibilitar a ocupação e o povoamento de áreas de difícil acesso. Percebe-se que as infraestruturas de transportes foram instaladas em áreas desse município que foram consideradas com potencial econômico pelos agentes que tinham interesse em explorá-las. Exemplo disso é a proposta da construção do Canal do Onça em 1840, ligando o Morro do Onça a lagoa do Onça para o transporte de madeiras, realizada sob a iniciativa de Joze Fernandes da Costa Pereira, um importante fazendeiro e político local. A ideia era interligar os sertões do Nogueira, abrindo caminho para a expansão das atividades na região de Minas Gerais e Espírito Santo, através da ocupação das áreas próximas ao rio Muriaé. No entanto, apesar das propostas para a implementação das obras de transportes e comunicação no município de Campos dos Goytacazes terem sido fundamentais para a sua ligação com outros municípios, pois buscavam facilitar e potencializar a produção de gêneros agrícolas, elas não tiveram sucesso, pois, além de ter ocorrido problemas com os recursos dispendidos na obra, as condições geológicas, hidrológicas e climáticas da região não eram favoráveis, culminado, portanto, na rápida inutilização de determinadas vias de acesso. |