Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1239

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Larissa Beatriz do Carmo Moreira
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros ADRIANA KELLY SANTOS, Ana Luiza Mendes Barcelos e Santos, Juliana Cristina de Oliveira, Rodrigo Carvalho Paulino da Costa, Samara de Quadros Lobê, Weverson José Teodoro Lacerda
Título Comunicação e Saúde, Extensão Universitária e Formação Médica na Atenção Primária: um espaço de produção de saberes, práticas e subjetividade
Resumo Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Pedagógico dos Cursos de Medicina deverá buscar a formação integral por meio da articulação entre ensino-pesquisa-extensão. A partir dessa premissa, o Curso da UFV prevê a inserção dos alunos em diversos cenários de prática, dentre eles a Estratégia de Saúde da Família (ESF). No contexto dum projeto de extensão, buscou-se construir espaços de educação permanente entre profissionais-docentes-alunos problematizando as práticas comunicativas de acolhimento e cuidado na ESF. Objetiva-se descrever as experiências de alunos de Medicina sobre a participação no projeto. Trata-se de um projeto de extensão-pesquisa, de investigação/intervenção sobre práticas comunicativas produzidas pelos Agentes Comunitários de Saúde numa Unidade de Saúde da periferia de Viçosa, desenvolvido desde 02/2011, que adota o referencial teórico-metodológico da hermenêutica-dialética. Entre 9 alunos integrantes, 4 relataram a experiência, os quais estão indicados por A: 01, (aluno 01), sucessivamente. A análise dos dados evidenciou dois eixos discursivos principais: 1) O pensar e agir na ESF; 2) Construção das competências médicas. As ações do projeto permitiram o “contato com emblemas da implantação do SUS, no âmbito da gestão/financiamento, preparação dos profissionais, condições de trabalho, relação entre política, gestão, serviço de saúde e comunidade assistida” (A:03), parte importante no processo de reconhecimento das atribuições/desafios da atuação na ESF. Percebeu-se a extensão como espaço de construção da identidade médica permitindo “visualizar diferentes cenários, conviver com diferentes racionalidades, trabalhar com profissionais de diferentes áreas” (A:02). Entende-se que por meio da escuta, estimula-se a construção de conhecimentos e modificações da prática a partir das novas competências adquiridas como dito por (A:02): “pensar minha futura prática como profissional de saúde não somente como um inquisidor, ver que se pode mesmo numa consulta extrapolar questionamentos pré-construídos da anamnese e se permitir a escuta, valorizar o conhecimento do outro e entender como ele se vê como sujeito e como lida com sua vida”. Ainda, no âmbito dos integrantes do projeto e do cotidiano das atividades da equipe da ESF, a instituição duma equipe de trabalho visto que “não se pode trabalhar em equipe e não rever suas atitudes e comportamentos; pensar em que você pode contribuir para a equipe; e como suas escolhas podem influenciam/afetar o outro” (A:02) vislumbrando o processo de trabalho como “desafio na desconstrução do discurso médico voltado para os pares e construção de uma relação horizontalizada com as pessoas” (A:04). Os relatos indicam o aprendizado de elementos teórico-metodológicos do campo da Comunicação e Saúde, favorecimento do olhar interdisciplinar e da problematização do processo de trabalho em saúde, fomento à formação de vínculo e desenvolvimento de habilidades de escuta e acolhimento entre os envolvidos.
Palavras-chave Comunicação e Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Educação Médica
Forma de apresentação..... Oral
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