Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1237

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor ISABELA PINHEIRO NEVES DE SOUZA
Orientador MARIA TEREZA FERNANDINO EVANGELISTA
Outros membros BARBARA ALBERTA LEHNER DE FREITAS, EMERICH MICHEL DE SOUSA, LUIZA LUCIA E SILVA SANTANA
Título Alfabetizando: Um estudo particular com TDAH
Resumo A criança diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) enfrenta dificuldades no seu processo de aprendizagem, e isso pode prejudicar a sua socialização, bem como gerar angústia e aflição nela e em seus familiares. Nesse contexto, demos início a essa pesquisa cuja ênfase se dá na alfabetização de um menino de oito anos de idade que possui diagnóstico em TDAH. Inicialmente, foi promovido um encontro com a família da criança com o objetivo de conhecê-la e nos aproximar do seu contexto familiar. Nesse encontro, através de conversas informais, fomos nos apropriando de alguns elementos do cotidiano da criança, desde suas preferências às suas necessidades, e isso tem sido de grande valia no desenvolvimento deste estudo. Contamos também com o apoio da escola, fornecendo material didático, por exemplo, e mantendo uma troca de informações sobre o progresso da criança, que são úteis para o melhor desempenho no trabalho de ambas as partes. A efetivação dessa proposta de pesquisa tem transcorrido mediante encontros presenciais em formato de oficinas, que são motivadas por atividades lúdicas e educativas. Essas são planejadas, previamente, à luz das demandas do processo de alfabetização da criança no que se refere à sua leitura, interpretação e escrita, com o intuito de, ao mesmo tempo, instigar a criança no envolvimento com a atividade e cumprir o papel de estimular a alfabetização do mesmo. No decorrer das oficinas,que ocorrem pelo menos duas vezes por semana,temos levado a criança a lidar com a observação visual, linguagem escrita e oral, e temos percebido que a junção desses elementos, numa perspectiva lúdica, a desperta no desenvolvimento de sua capacidade de leitura, interpretação e escrita. Dessa forma, percebemos a grande receptividade da criança na realização das oficinas, visto que se demonstra muito comunicativa e sugestiva durante os espaços de aprendizado. Dentre as dificuldades encontradas durante esse processo de execução das oficinas e contato com a criança, destacamos a sua resistência em reconhecer seu potencial e acreditar em si. Nesse sentido, notamos que a criança possui certo entrave em relação à leitura, e que considera difícil e extenso qualquer tipo de texto. Dessa forma, ela cria um tipo de preferência a atividades mais dinâmicas que envolvam objetos, cores e movimentos.Diante disso, além de implementar as atividades propostas, temos feito um trabalho motivacional com a criança no sentido de potencializar suas habilidades e dotá-la de ânimo e confiança para lidar com as atividades que considera mais complexas.
Palavras-chave alfabetização, inclusão, tdah
Forma de apresentação..... Painel
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