Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 122

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Karen Cristine Rodrigues Alves
Orientador JOSE GERALDO DO CARMO SALLES
Outros membros Adriana Bitencourt Reis Silva, Heidi Jancer Ferreira
Título Mulher e Futebol: Análise da presença e inserção feminina na mídia esportiva de televisão
Resumo A afirmação da mulher em todas as áreas parece ter um curso de projeção nestas últimas décadas; conquistando mais espaço na sociedade, modificando o seu papel social, bem como ampliando a participação em ambientes que eram prioritariamente de domínio masculino, como por exemplo, em alguns espaços esportivos como é o futebol. A mulher e o futebol foram nossos objetos de estudo. Neste espaço ainda se pode perceber algumas barreiras de ordem social, econômica e política quanto a sua inserção. Ainda que simbolicamente a mulher tenha avançado em alguns aspectos do mundo do futebol, muitas lacunas ainda aparecem diante desta representação como sinal de resistência e reserva masculina. Nosso recorte de observação se deu sobre a mídia televisiva. Buscamos avaliar a representação feminina nas funções de comentaristas, jornalistas e âncoras em comparação ao homem no jornalismo esportivo em todas emissoras de televisão que possuem programas específicos para o futebol em seu cronograma semanal. Os objetivos da pesquisa foram: conhecer e analisar a presença, a inserção e a representação da mulher na mídia esportiva de televisão; avaliar e comparar a participação feminina em relação ao mesmo espaço ocupado pelos homens no mesmo segmento; avaliar qual é o papel exercido pela mulher dentro dos programas jornalísticos de futebol; analisar e avaliar de que forma a mulher tem conseguido se inserir nos meios de comunicação, atuando nesta área, seja como âncora, jornalista ou comentarista; e, avaliar a opinião de torcedores em relação à presença da mulher nestes programas. Para este propósito selecionamos os programas esportivos veiculados em canais de TV abertos e fechados que possuíssem pelo menos uma mulher como mediadora. Para captar a opinião dos consumidores do espetáculo esportivo acerca da atuação das mulheres, aplicamos um questionário a 50 torcedores que no dia-a-dia assistem aos programas esportivos. As análises preliminares apontam um discreto aumento da presença das mulheres nestes espaços, entretanto, o que se observou é que, quase sempre, com funções secundárias em relação à atuação masculina diante das informações sobre o futebol. Entretanto, praticamente todas as emissoras da televisão aberta possuem mulheres apresentando seus jornais esportivos diários. Seria um avanço, uma conquista, ou apenas mais uma concessão masculina diante do elevado interesse feminino pelo futebol, por entendê-las como consumidoras/vendedoras de bens e produtos?
Palavras-chave Futebol, Mulher, Mídia
Forma de apresentação..... Painel
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