Resumo |
Orientar e localizar-se sempre foram uma das preocupações do homem em estabelecer e seguir a direção certa seja pela busca de alimentos ou em busca de abrigo. A orientação e localização nos possibilita compreender o espaço geográfico e suas dimensões. A partir deste pressuposto, como complemento ao conteúdo de cartografia, surgiu como proposta pelos bolsistas do PIBID de geografia da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres e pela proposta do desenvolvimento da atividade em parceria com o Colégio de Aplicação COLUNI, situado na Universidade Federal de Viçosa, uma atividade prática que abarcaria temas relacionados aos conteúdos geográficos como localização e orientação espacial, interpretação de mapas, escalas e exploração do terreno. Com o objetivo de complementar o ensino de cartografia e do fato de que os conteúdos relacionados a este tema estão entre os que apresentam maiores dificuldades de compreensão por parte dos discentes, surgiu a ideia do grupo trabalhar o tema de uma forma mais dinâmica, alternativamente ao material didático, de forma a valorizar o conhecimento sobre o espaço vivido, construindo noções básicas de orientação e localização. Através da prática da Corrida de Orientação busca-se trabalhar a Cartografia de forma recreativa estimulando o gosto por este conteúdo e ainda, promover uma maior interação entre educandos e professores e educandos e educandos. Para realização da atividade, houve uma clínica para os estudantes que se dividiu em dois momentos: uma aula teórica sobre o exercício da Corrida de Orientação no mundo e seus princípios, sua relação com a Geografia e orientações básicas para a prática do esporte. A parte prática ocorreu em trecho do trajeto oficial da corrida, onde os estudantes puderam conhecer e aprender a utilizar a bússola para orientar-se no mapa, a contagem de passos duplos (técnica utilizada na prática da Corrida de Orientação, com o objetivo de medir a quantidade de passos para percorrer determinada distância no terreno), conhecer a simbologia oficial utilizadas nos mapas. A corrida de orientação configura-se como uma prática pedagógica facilmente inserida como uma atividade no âmbito da Geografia Escolar e de extrema eficiência no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Cartografia. Durante a atividade observou-se que foi possível explorar valores importantes como o trabalho em equipe, o respeito à natureza, a atividade física e a inclusão de alunos com dificuldades cognitivas no quesito orientação e localização. Ao propor a prática da Orientação sob a forma de um esporte como atividade pedagógica na Geografia Escolar, mais especificamente no ensino dos conteúdos de Cartografia, identificou-se que os alunos se mostraram bastante satisfeitos em realizá-la, e que esta contribuiu para a aplicação dos conceitos geográficos e da interação entre os sujeitos. A tarefa também se mostrou bastante desafiadora para os estudantes, que se envolveram emocionalmente na ação. |