Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1218

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thais Duarte Lopes
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros José Flávio Lima Júnior, Maíra Massensini, Natal Jesus de Souza, Natanael Júnior Duarte Silva
Título A prática da corrida de orientação integrada ao ensino de geografia: cartografia e conceitos
Resumo Orientar e localizar-se sempre foram uma das preocupações do homem em estabelecer e seguir a direção certa seja pela busca de alimentos ou em busca de abrigo. A orientação e localização nos possibilita compreender o espaço geográfico e suas dimensões. A partir deste pressuposto, como complemento ao conteúdo de cartografia, surgiu como proposta pelos bolsistas do PIBID de geografia da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres e pela proposta do desenvolvimento da atividade em parceria com o Colégio de Aplicação COLUNI, situado na Universidade Federal de Viçosa, uma atividade prática que abarcaria temas relacionados aos conteúdos geográficos como localização e orientação espacial, interpretação de mapas, escalas e exploração do terreno. Com o objetivo de complementar o ensino de cartografia e do fato de que os conteúdos relacionados a este tema estão entre os que apresentam maiores dificuldades de compreensão por parte dos discentes, surgiu a ideia do grupo trabalhar o tema de uma forma mais dinâmica, alternativamente ao material didático, de forma a valorizar o conhecimento sobre o espaço vivido, construindo noções básicas de orientação e localização. Através da prática da Corrida de Orientação busca-se trabalhar a Cartografia de forma recreativa estimulando o gosto por este conteúdo e ainda, promover uma maior interação entre educandos e professores e educandos e educandos. Para realização da atividade, houve uma clínica para os estudantes que se dividiu em dois momentos: uma aula teórica sobre o exercício da Corrida de Orientação no mundo e seus princípios, sua relação com a Geografia e orientações básicas para a prática do esporte. A parte prática ocorreu em trecho do trajeto oficial da corrida, onde os estudantes puderam conhecer e aprender a utilizar a bússola para orientar-se no mapa, a contagem de passos duplos (técnica utilizada na prática da Corrida de Orientação, com o objetivo de medir a quantidade de passos para percorrer determinada distância no terreno), conhecer a simbologia oficial utilizadas nos mapas. A corrida de orientação configura-se como uma prática pedagógica facilmente inserida como uma atividade no âmbito da Geografia Escolar e de extrema eficiência no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Cartografia. Durante a atividade observou-se que foi possível explorar valores importantes como o trabalho em equipe, o respeito à natureza, a atividade física e a inclusão de alunos com dificuldades cognitivas no quesito orientação e localização. Ao propor a prática da Orientação sob a forma de um esporte como atividade pedagógica na Geografia Escolar, mais especificamente no ensino dos conteúdos de Cartografia, identificou-se que os alunos se mostraram bastante satisfeitos em realizá-la, e que esta contribuiu para a aplicação dos conceitos geográficos e da interação entre os sujeitos. A tarefa também se mostrou bastante desafiadora para os estudantes, que se envolveram emocionalmente na ação.
Palavras-chave Orientação, geografia, ensino
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.