Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1199

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Departamento de Matemática
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Mateus Tartaglia
Orientador LANA MARA RODRIGUES DOS SANTOS
Outros membros Iago Carrara Roque
Título Um modelo matemático de otimização linear inteira para a programação de horários de aulas da Escola Effie Rolfs
Resumo A programação da grade horária é um problema enfrentado por diversas instituições de ensino, uma vez que, se construída manualmente, pode ser uma tarefa árdua e em alguns casos impraticável. Este problema pode ser resolvido utilizando otimização linear inteira, considerando os requisitos pedagógicos, organizacionais e pessoais de cada escola, que podem ser traduzidos de uma melhor forma em um modelo matemático. Destaca-se que em cada instituição de ensino estes requisitos variam dificultando a criação de um modelo que possa ser aplicado de forma geral. Assim, objetivou-se neste trabalho a apresentação de um modelo matemático que atenda aos requisitos de uma escola. Para este fim foi escolhida a Escola Estadual Effie Rolfs e os testes computacionais foram realizados utilizando uma instância baseada nos dados obtidos com a coordenação da escola. Na escola são lecionadas aulas para o ensino fundamental e médio, nos turnos da manhã, tarde e noite. Foi estudada a geração da grade horária para o turno da manhã, já que os horários são feitos separadamente, para cada turno. As aulas da manhã são ministradas para um total de 16 turmas: 3 turmas do 8º ano e 3 turmas do 9º ano do ensino fundamental e 4 turmas do 1º ano, 3 turmas do 2º ano e 3 turmas do 3º ano do ensino médio, não havendo limitação de salas. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, com cinco horários em cada dia, para cada turma. Atualmente, estes horários são divididos entre 31 professores que não possuem dedicação exclusiva à escola. A minimização da alocação de cada professor a um conjunto de horários indesejáveis para ele constitui o objetivo principal do modelo matemático proposto para o problema. Com isto, o modelo foi implementado utilizando-se a linguagem de programação C++ e otimizado com o software de otimização linear e inteira IBM CPLEX. O tempo de processamento do programa para a construção de uma grade de horários foi de 2,87 segundos e apenas 3 horários informados como indesejáveis foram alocados para os professores. Na grade horária atual da escola, gerada por um software de apoio utilizado pela coordenação do Effie Rolfs, esse número é significativamente maior. Assim, com o objetivo de minimizar o número de horários indesejáveis dos professores, a criação, a implementação e a otimização de um modelo matemático específico para o problema gerou uma grade horária de melhor qualidade.
Palavras-chave Programação da grade horária, otimização linear inteira, modelo matemático
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.