Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 119

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Departamento de Engenharia Agrícola
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leo Rinaldo de Arantes Lazzerini Junior
Orientador FLAVIO BARBOSA JUSTINO
Outros membros Flavio Vinicius de Souza Teodoro, Gabriel Rezende Marques, Nílson Dias Soares
Título campanha e articulação da coleta seletiva nos alojamentos e moradias do campus universitário; utilizando estes materiais na produção de húmus e produtos artesanais recicláveis junto à comunidade.
Resumo O projeto “Campanha e articulação da coleta seletiva nos alojamentos e moradias do campus universitário; utilizando estes materiais na produção de húmus e artesanatos junto à comunidade” dos autores: Leo Rinaldo de Arantes Lazzerini Junior, bolsista; Flávio Barbosa Justino, coordenador; e Gabriel Rezende Marques, colaborador. Tem como proposta estimular as práticas de separação e reaproveitamento dos resíduos nas moradias estudantis da UFV, pesquisando formas destas e contribuindo na articulação da coleta seletiva na comunidade, junto a universidade e parceiros.
Para isto realizamos demonstrações técnicas sobre processos de tratamento de resíduos orgânicos, oficinas práticas e grupos de discussões sobre forma de reuso e reciclagem do "lixo". Com foco na comunidade local, mas também aberta a estudantes e comunidade em geral.
Acompanhando as experiências incentivamos os indivíduos da comunidade e realizamos transições locais, através da criação de áreas experimentais. Conciliado a este processo a pesquisa sobre modelos e a manutenção de composteiras domésticas, formas de agricultura urbana, reaproveitamento e reciclagem de materiais utilizados no cotidiano. Estudos que servem como base para a elaboração das cartilhas sobre tratamento de resíduos (orgânicos e inorgânicos) e a produção em hortas domésticas, além da apostila sobre consciência ecológica, que utilizaremos para trabalhar a educação ambiental na comunidade. Sendo construídos baseado na experiencia da comunidade sobre a “transição ecológica”.
Uma política de tratamento e destino adequado para os resíduos produzidos no campus da universidade deve ser bjetivo da instituição. Os prédios de moradia estudantil, juntamente com os departamentos, áreas abertas e pavilhões de aula constituem os espaços utilizados pelos indivíduos que formam a “comunidade do campus”. Em questão da produção de resíduos a influência das moradias deve ser evidenciada por se tratar de um grande volume e de grande diversidade, característica de lixo doméstico.
Existem alguns casos específicos, como resíduos químicos entre outros, mas no mais estas localidades merecem prioridade para a política de resíduos no campus, sendo também uma possibilidade de construir exemplos para a sociedade.
Para contribuir com este processo o projeto começa as atividades com nos prédios de alojamento “Pós” e “Posinho”, com uma população aproximada de quinhentos estudantes, onde podemos estimar uma produção semanal de mais de uma tonelada de lixo, que poderia ser destinada a reciclagem ou compostagem, em sua maioria, e hoje é encaminha a coleta normal (provavelmente um lixão). Com o objetivo de levar estas práticas também aos demais prédios, com suas especificidades, no decorrer das atividades do projeto e da adesão da comunidade.
Palavras-chave agroecologia, reciclagem, sustentabilidade
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.