ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Esporte, saúde e lazer |
Setor | Divisão de Extensão |
Bolsa | Rondonista |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Daniel Netto de Aquino |
Orientador | CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA |
Outros membros | Beatriz Ribeiro Machado, Camila Santana Domingos, Jaqueline Salgado Lopes, João Marcos Ferreira de Paiva, Julimara de Souza Costa Oliveira, Lilian de Oliveira Silva, OSVALDO COSTA MOREIRA, Raynan Augusto Nunes |
Título | Ensinar ou aprender? Desenvolvimento da Operação Canudos em Capitão Gervásio Oliveira- PI através da extensão dialógica em saúde |
Resumo | O Projeto Rondon é uma prática extensionista coordenada pelo Ministério da Defesa buscando a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários e o apoio das prefeituras de municípios com baixo índice de desenvolvimento humano. A Operação Canudos foi realizada entre os dias 11 e 27 de janeiro de 2013 dentre as 40 instituições de ensino participantes a Universidade Federal de Viçosa realizou atividades na cidade de Capitão Gervásio Oliveira (PI). A equipe foi composta por estudantes de Medicina Veterinária, História, Secretariado Executivo, Comunicação Social, Engenharia Ambiental e Agrícola, Enfermagem e Educação Física atuando no conjunto A: educação, direitos humanos, saúde e meio ambiente. As oficinas programadas para o campo da saúde foram capacitação dos profissionais de saúde com foco nos agentes comunitários em saúde (ACS), capacitação em saúde da mulher e incentivo a prática da atividade física. Após o reconhecimento do território foram incluídas no planejamento atividades acerca da saúde do homem e cuidados necessários ao público deficiente. Através de metodologias ativas (utilizando temas geradores e jogos lúdico-educativos para rodas de conversas) durante os treze dias de extensão foi possível realizar cerca de trinta campanhas educativas com o número expressivo de homens e adolescentes, público inicialmente não esperado. Também foram desenvolvidas gincanas ecológicas e uma feira de saúde, além da formação de um grupo de caminhada. Os principais desafios encontrados foram às limitações de recursos e a adequação do conteúdo a realidade. Especificamente, em relação à atenção primária o espaço de formação para agentes comunitários tornou-se um momento de capacitação para os estudantes revelando a presença de um quadro de funcionários qualificados com plano de carreira estabelecido e conseqüentemente vínculos interpessoais consolidados, fazendo uso das fichas de triagem e todas as demais diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde abrangendo cerca de 90% do Município. Reconhecendo que o principal objetivo do programa é a formação dos estudantes destacamos sua imponência para a área de saúde confirmando a necessidade da revisão acerca dos conceitos de saúde-doença (rompimento do modelo biomédico para a humanização do cuidado e incentivo a atenção primária) e da adequação das campanhas em educação em saúde. Diante de uma equipe muldisciplinar a vivência rondonista ainda possibilitou a troca de conhecimento entre os estudantes. |
Palavras-chave | Educação, saúde, extensão |
Forma de apresentação..... | Oral |