Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1185

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Divisão de Extensão
Bolsa Rondonista
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Daniel Netto de Aquino
Orientador CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA
Outros membros Beatriz Ribeiro Machado, Camila Santana Domingos, Jaqueline Salgado Lopes, João Marcos Ferreira de Paiva, Julimara de Souza Costa Oliveira, Lilian de Oliveira Silva, OSVALDO COSTA MOREIRA, Raynan Augusto Nunes
Título Ensinar ou aprender? Desenvolvimento da Operação Canudos em Capitão Gervásio Oliveira- PI através da extensão dialógica em saúde
Resumo O Projeto Rondon é uma prática extensionista coordenada pelo Ministério da Defesa buscando a integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários e o apoio das prefeituras de municípios com baixo índice de desenvolvimento humano. A Operação Canudos foi realizada entre os dias 11 e 27 de janeiro de 2013 dentre as 40 instituições de ensino participantes a Universidade Federal de Viçosa realizou atividades na cidade de Capitão Gervásio Oliveira (PI). A equipe foi composta por estudantes de Medicina Veterinária, História, Secretariado Executivo, Comunicação Social, Engenharia Ambiental e Agrícola, Enfermagem e Educação Física atuando no conjunto A: educação, direitos humanos, saúde e meio ambiente. As oficinas programadas para o campo da saúde foram capacitação dos profissionais de saúde com foco nos agentes comunitários em saúde (ACS), capacitação em saúde da mulher e incentivo a prática da atividade física. Após o reconhecimento do território foram incluídas no planejamento atividades acerca da saúde do homem e cuidados necessários ao público deficiente. Através de metodologias ativas (utilizando temas geradores e jogos lúdico-educativos para rodas de conversas) durante os treze dias de extensão foi possível realizar cerca de trinta campanhas educativas com o número expressivo de homens e adolescentes, público inicialmente não esperado. Também foram desenvolvidas gincanas ecológicas e uma feira de saúde, além da formação de um grupo de caminhada. Os principais desafios encontrados foram às limitações de recursos e a adequação do conteúdo a realidade. Especificamente, em relação à atenção primária o espaço de formação para agentes comunitários tornou-se um momento de capacitação para os estudantes revelando a presença de um quadro de funcionários qualificados com plano de carreira estabelecido e conseqüentemente vínculos interpessoais consolidados, fazendo uso das fichas de triagem e todas as demais diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde abrangendo cerca de 90% do Município.
Reconhecendo que o principal objetivo do programa é a formação dos estudantes destacamos sua imponência para a área de saúde confirmando a necessidade da revisão acerca dos conceitos de saúde-doença (rompimento do modelo biomédico para a humanização do cuidado e incentivo a atenção primária) e da adequação das campanhas em educação em saúde. Diante de uma equipe muldisciplinar a vivência rondonista ainda possibilitou a troca de conhecimento entre os estudantes.
Palavras-chave Educação, saúde, extensão
Forma de apresentação..... Oral
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