Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1183

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Vanessa da Luz Vieira
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Outros membros Leísa Pires Lima, Thamyres Ribeiro Medeiros, Viviane Mendes Magalhães
Título Cinema e Matemática: uma nova estratégia para auxiliar alunos e professores do ensino básico.
Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas atividades diversificadas, realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, na área de matemática, em escolas públicas de Viçosa, focando a matemática e a arte cinematográfica. O cinema é fonte de entretenimento e conhecimento. Ele oportuniza a criação de ambientes educacionais favoráveis à aprendizagem, ao desenvolvimento da criatividade e à socialização de opiniões. Em relação à matemática, diversas produções (filmes, desenhos, documentários, etc.) podem auxiliar na divulgação desse conhecimento e de sua história, bem como no ensino e aprendizagem de conceitos. Atividades apoiadas na arte cinematográfica envolvendo a Matemática podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo na produção de ideias plurais sobre História, Educação e Matemática. Neste sentido, os bolsistas do PIBID da área de matemática foram estimulados a buscar, por meio desse recurso, uma nova abordagem para os conteúdos matemáticos. A partir da proposta lançada, eles iniciaram a pesquisa por filmes disponíveis no mercado que tratam de conteúdos matemáticos, bem como de personagens e fatos de história da Matemática e suas relações com essa área do conhecimento. Foi elaborado um roteiro de trabalho, no qual foram elencadas questões que poderiam ser abordadas após a apresentação de um filme ou vídeo específico. Posteriormente à fase de preparação, os bolsistas desenvolveram as atividades elaboradas junto aos alunos nas escolas, durante os atendimentos extraclasses. Foi possível constatar que o uso deste recurso possibilitou explorar as mais diversas sensações nos alunos, gerando nos espectadores elementos de motivação para novas situações. Após a exibição dos filmes, e seguindo o roteiro de questões, foram debatidas várias ideias matemáticas, de modo que os alunos puderam expressar suas opiniões sobre o tema e sobre o filme. No ambiente escolar, o vídeo cria um novo espaço de ensino: os alunos se comportam de maneira diferente do que em uma aula tradicional, sendo mais participativos e questionadores, pois sentem mais liberdade para expressarem suas dúvidas e opiniões. No desenvolvimento das atividades que os bolsistas elaboraram, os alunos se mostraram entusiasmados e muitos comentaram que não imaginavam que a matemática pudesse estar tão presente no cotidiano. O vídeo apresentado pôde destacar a estreita relação entre a matemática e situações do dia a dia e sua importância para o desenvolvimento da ciência e da sociedade. Esta metodologia contribuiu para despertar o senso crítico, contextualizar a matemática, além de possibilitar a integração entre os alunos, a troca de ideias e tornar o processo ensino aprendizagem mais dinâmico e significativo. A atividade possibilitou, ainda, a reflexão sobre a importância de se buscar novos “cenários” de aprendizagem que foquem nas diversas competências dos alunos, auxiliando na formação dos alunos e dos bolsistas PIBID, futuros docentes.
Palavras-chave Cinema, Matemática, Educação
Forma de apresentação..... Painel
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