Resumo |
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas atividades diversificadas, realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, na área de matemática, em escolas públicas de Viçosa, focando a matemática e a arte cinematográfica. O cinema é fonte de entretenimento e conhecimento. Ele oportuniza a criação de ambientes educacionais favoráveis à aprendizagem, ao desenvolvimento da criatividade e à socialização de opiniões. Em relação à matemática, diversas produções (filmes, desenhos, documentários, etc.) podem auxiliar na divulgação desse conhecimento e de sua história, bem como no ensino e aprendizagem de conceitos. Atividades apoiadas na arte cinematográfica envolvendo a Matemática podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo na produção de ideias plurais sobre História, Educação e Matemática. Neste sentido, os bolsistas do PIBID da área de matemática foram estimulados a buscar, por meio desse recurso, uma nova abordagem para os conteúdos matemáticos. A partir da proposta lançada, eles iniciaram a pesquisa por filmes disponíveis no mercado que tratam de conteúdos matemáticos, bem como de personagens e fatos de história da Matemática e suas relações com essa área do conhecimento. Foi elaborado um roteiro de trabalho, no qual foram elencadas questões que poderiam ser abordadas após a apresentação de um filme ou vídeo específico. Posteriormente à fase de preparação, os bolsistas desenvolveram as atividades elaboradas junto aos alunos nas escolas, durante os atendimentos extraclasses. Foi possível constatar que o uso deste recurso possibilitou explorar as mais diversas sensações nos alunos, gerando nos espectadores elementos de motivação para novas situações. Após a exibição dos filmes, e seguindo o roteiro de questões, foram debatidas várias ideias matemáticas, de modo que os alunos puderam expressar suas opiniões sobre o tema e sobre o filme. No ambiente escolar, o vídeo cria um novo espaço de ensino: os alunos se comportam de maneira diferente do que em uma aula tradicional, sendo mais participativos e questionadores, pois sentem mais liberdade para expressarem suas dúvidas e opiniões. No desenvolvimento das atividades que os bolsistas elaboraram, os alunos se mostraram entusiasmados e muitos comentaram que não imaginavam que a matemática pudesse estar tão presente no cotidiano. O vídeo apresentado pôde destacar a estreita relação entre a matemática e situações do dia a dia e sua importância para o desenvolvimento da ciência e da sociedade. Esta metodologia contribuiu para despertar o senso crítico, contextualizar a matemática, além de possibilitar a integração entre os alunos, a troca de ideias e tornar o processo ensino aprendizagem mais dinâmico e significativo. A atividade possibilitou, ainda, a reflexão sobre a importância de se buscar novos “cenários” de aprendizagem que foquem nas diversas competências dos alunos, auxiliando na formação dos alunos e dos bolsistas PIBID, futuros docentes. |