Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1172

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agroindústria, processamento e armazenamento
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Carolina Trindade
Orientador Vanessa Riani Olmi Silva
Outros membros Janaína Aparecida Soares Valente, Mônica Santana Moreira
Título Avaliação da qualidade sensorial de diferentes marcas de sorvetes sabor morango.
Resumo O sorvete é considerado um alimento completo, de alto valor nutritivo, além de ser uma excelente fonte de energia, e por isso um alimento especialmente desejável para crianças em fase de crescimento e para pessoas que precisam recuperar peso. Por isso, é importante manter e melhorar continuamente suas qualidades físico-químicas e sensoriais. Desta forma, realizou-se a avaliação das características de diferentes marcas de sorvete sabor morango através de Análise Descritiva Quantitativa (ADQ). Foi realizada a ADQ em sorvetes sabor morango de diferentes marcas com uma equipe de 6 a 12 julgadores, com o intuito de traçar um perfil sensorial para cada produto. Para quantificar as características sensoriais de uma amostra, este método utiliza uma escala não estruturada que consiste de uma linha de 9 cm com pontos âncoras (expressões quantitativas) a 1 cm de cada extremidade. Após a coleta de todas as fichas de respostas preenchidas, estas foram organizadas e separadas por provador. O escore de cada atributo foi obtido medindo-se a distância da extremidade esquerda da escala até a marca vertical assinalada pelo provador. Pela ADQ, observou-se que os julgadores treinados detectaram que a marca A apresentou intensidade média de aroma, coloração, textura e doçura. A marca B apresentou intensidade baixa apenas para coloração, já para aroma e textura, foi detectada intensidade média e para aroma, a intensidade foi alta. A marca C foi considerada a de maior aroma e coloração dentre as demais marcas, já a textura apresentou intensidade baixa e a doçura da marca C pode ser considerada de intensidade média. Por fim, a marca D apresentou-se a marca com menor intensidade de coloração e doçura, porém, o aroma e a textura tiveram intensidade média. Diante do resultado da ADQ, foi possível concluir que sorvetes de diferentes marcas e de mesmo sabor apresentaram diferenças sensoriais. Por outro lado, sabe-se que muitas vezes as pessoas compram o sorvete observando a marca em detrimento à sua qualidade sensorial.
Palavras-chave ADQ, julgadores, escala
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,74 segundos.