Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1171

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Suélen Pessata Ferraz
Orientador LUCIANA FERREIRA DA ROCHA SANT´ANA
Outros membros Hamilton Henrique Teixeira Reis, Helen Belarmino Alves da Silva, PAULA PEREIRA PINELI, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR, RENATA SIQUEIRA FARIA, Tassiana Elena de Souza
Título Práticas educativas no ambiente escolar: a importância da abordagem familiar para a promoção da saúde
Resumo A creche e demais instituições de ensino são exemplos de sustentáculos no processo ensino-aprendizagem da criança. Juntamente com a creche, a família é o alicerce da educação para a construção de uma identidade, formação profissional e socialização da criança. Contudo, a participação da família, no contexto escolar, muitas vezes, é mínima ou mesmo inexistente. Em relação aos profissionais da saúde, que também exercem o papel de educadores, a creche ou as instituições de ensino podem se tornar ambiente estratégico na abordagem individual e familiar, ampliando ou construindo vínculos com a comunidade, desenvolvendo ações preventivas e de promoção à saúde. O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PRO-PET-Saúde) da Universidade Federal de Viçosa, formado por professores, profissionais da saúde e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição, tem como proposta, dentre outras, realizar ações de educação em saúde em prol da qualidade de vida. Este trabalho visa relatar a experiência acerca das intervenções desenvolvidas com os familiares e responsáveis pelas crianças matriculadas na Creche Santa Terezinha, localizada no bairro Amoras, município de Viçosa-MG, com a finalidade de estabelecer um espaço para orientações sobre higiene pessoal, alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares e esclarecimentos sobre hábitos saudáveis de vida à família das crianças. A metodologia utilizada baseou-se em diálogo, focando na percepção dos pais, com o intuito de evitar possíveis resistências a hábitos simples de cuidados. Os temas foram abordados por meio de técnicas de demonstração, finalizadas com material de apoio e fixação do tipo folder. A atividade teve a participação de 26 familiares das crianças matriculadas na creche, sendo esses, pais, mães, tios, irmãos ou responsáveis. Durante as ações, foi possível observar o interesse e a satisfação dos indivíduos, uma vez que os mesmos participaram efetivamente das atividades propostas, contribuindo com os seus conhecimentos prévios, sanando dúvidas e trocando experiências e informações com os acadêmicos do PET-Saúde e demais membros presentes, possibilitando, assim, discussão positiva sobre os temas. Os assuntos que tiveram maior enfoque e dúvidas foram a alimentação, principalmente relacionado à idade da criança e higiene íntima. Tendo em vista que as contribuições do PET-Saúde consistem em desenvolver ações que incentivem mudanças positivas no cotidiano dos indivíduos e, desta forma, possibilitem a promoção da qualidade de vida das crianças e familiares, destaca-se que os objetivos foram alcançados, diante da efetiva interação ocorrida entre os integrantes do projeto, professores e familiares das crianças em favor do resgate das reais necessidades da atuação das famílias no ambiente escolar.
Palavras-chave educação em saúde, escolar, família
Forma de apresentação..... Painel
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