Resumo |
A creche e demais instituições de ensino são exemplos de sustentáculos no processo ensino-aprendizagem da criança. Juntamente com a creche, a família é o alicerce da educação para a construção de uma identidade, formação profissional e socialização da criança. Contudo, a participação da família, no contexto escolar, muitas vezes, é mínima ou mesmo inexistente. Em relação aos profissionais da saúde, que também exercem o papel de educadores, a creche ou as instituições de ensino podem se tornar ambiente estratégico na abordagem individual e familiar, ampliando ou construindo vínculos com a comunidade, desenvolvendo ações preventivas e de promoção à saúde. O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PRO-PET-Saúde) da Universidade Federal de Viçosa, formado por professores, profissionais da saúde e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição, tem como proposta, dentre outras, realizar ações de educação em saúde em prol da qualidade de vida. Este trabalho visa relatar a experiência acerca das intervenções desenvolvidas com os familiares e responsáveis pelas crianças matriculadas na Creche Santa Terezinha, localizada no bairro Amoras, município de Viçosa-MG, com a finalidade de estabelecer um espaço para orientações sobre higiene pessoal, alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares e esclarecimentos sobre hábitos saudáveis de vida à família das crianças. A metodologia utilizada baseou-se em diálogo, focando na percepção dos pais, com o intuito de evitar possíveis resistências a hábitos simples de cuidados. Os temas foram abordados por meio de técnicas de demonstração, finalizadas com material de apoio e fixação do tipo folder. A atividade teve a participação de 26 familiares das crianças matriculadas na creche, sendo esses, pais, mães, tios, irmãos ou responsáveis. Durante as ações, foi possível observar o interesse e a satisfação dos indivíduos, uma vez que os mesmos participaram efetivamente das atividades propostas, contribuindo com os seus conhecimentos prévios, sanando dúvidas e trocando experiências e informações com os acadêmicos do PET-Saúde e demais membros presentes, possibilitando, assim, discussão positiva sobre os temas. Os assuntos que tiveram maior enfoque e dúvidas foram a alimentação, principalmente relacionado à idade da criança e higiene íntima. Tendo em vista que as contribuições do PET-Saúde consistem em desenvolver ações que incentivem mudanças positivas no cotidiano dos indivíduos e, desta forma, possibilitem a promoção da qualidade de vida das crianças e familiares, destaca-se que os objetivos foram alcançados, diante da efetiva interação ocorrida entre os integrantes do projeto, professores e familiares das crianças em favor do resgate das reais necessidades da atuação das famílias no ambiente escolar. |