Resumo |
Introdução: O Projeto Rondon, organizado pelo Ministério da Defesa em conjunto com universidades públicas e privadas mais prefeituras de municípios, é uma ação histórica, que ocorre no período de férias, julho e janeiro, dos estudantes universitários. Tem por objetivo a formação diferenciada do aluno de graduação, através de uma extensão universitária intensa durante duas semanas em regiões carentes e necessitadas do Brasil. A UFV, nesta operação participou com ações voltadas ao Conjunto B (Meio Ambiente, Trabalho, Comunicação e Tecnologia e Produção). Objetivos: Dentro das atribuições do Conjunto B, desenvolver ações voltadas para o meio ambiente e saneamento. Ações realizadas: Para atender a demanda das comunidades visitadas, que de certo modo dependiam quase que exclusivamente da água dos poços artesianos, foi feita uma oficina de desinfecção solar da água, cujo objetivo era tornar potável através apenas da exposição à luz do sol a água potencialmente contaminada dos poços. Foi feita uma oficina para destinação do óleo de cozinha usado utilizando-o para a produção de sabão, evitando seu despejo em cursos d’água locais, como igarapés e rios. Foram realizadas também atividades para as crianças, sempre com o viés ambiental. Uma das atividades foi uma gincana de educação ambiental. Durante a atividade foram realizadas brincadeiras voltadas à conscientização da questão do ambiente (lixo, reciclagem, qualidade da água, importância das plantas e cadeia alimentar). Foram feitas também rodas de brincadeira com as crianças e exibição de filmes infantis. As ações foram replicadas em algumas comunidades, já que o projeto percorria várias partes do município. Resultados: A população estava mobilizada para receber o projeto, para participar das oficinas e capacitações. Um público importante foi atingido pelo projeto, sendo distribuidos cerca de 200 certificados por conta das ações desenvolvidas. Pode-se perceber que as pessoas não tinham conhecimento das técnicas, sobretudo a de desinfecção solar da água, o que demonstra a importância do projeto para a população dos municípios que recebem os rondonistas. Conclusões: Dentro de sua proposta de dar uma formação diferenciada ao estudante universitário o projeto atingiu totalmente os objetivos. A discussão a ser feita é como atingir efetivamente a população local, tendo em vista que apesar dos bons resultados atingidos, muitas vezes a população ainda não tem um entendimento da importância de certas técnicas para o seu bem estar social e saúde. Além disso, falta um envolvimento do poder público municipal, que deveria se comprometer efetivamente com as necessidades da sociedade. O projeto é importante e deve continuar, porém deve-se observar certos fatos relevantes para torná-lo não só importante para o estudante de graduação, importante também para o município de modo a poder o projeto intervir de maneira real e positiva na população carente. |